segunda-feira, 7 outubro 2024

Prefeitura de Sumaré prepara Operação Estiagem para iniciar em 1º de julho

Secretaria de Proteção e Defesa Civil já se preparada para o início do período de baixas temperaturas e tempo seco

Por Henrique Fernandes

Foto: Divulgação

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Sumaré se prepara para a Operação Estiagem 2023, com início previsto para o dia 1º de julho. O prefeito de Sumaré Luiz Dalben (Cidadania) assinou nesta segunda-feira (17), o decreto que estipula o conjunto de ações a serem tomadas no município, durante o período marcado pela queda nas temperaturas e baixo índice pluviométrico.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (18). Uma das medidas previstas para conter os riscos de queimada é o monitoramento 24 horas por dia da URA (Umidade Relativa do Ar), que possibilita ação imediata. De acordo com o plano de ação da operação, o município entrará em estado de alerta caso as temperaturas atinjam os 13°C.

Para prevenir e combater as queimadas florestais durante a fase mais crítica do período, o órgão desenvolverá ainda a Operação Corta-Fogo, com apoio da Defesa do Estado, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental.

“A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sumaré está preparada para atuar no socorro, assistência e recuperação para evitar qualquer consequência danosa que o clima seco pode acarretar”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Um comitê gestor da Operação Estiagem foi formado e conta com a participação de oito secretarias, entre elas Saúde, Educação, Segurança Pública e Sustentabilidade, além da Guarda Civil Ambiental, Obras e Serviços Públicos. O período de estiagem é a época do ano quando há a diminuição drástica das chuvas, com baixa umidade do ar e o aumento significativo de queimadas e incêndios em vegetações.

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve uma redução de 79% no número de focos de incêndio em todo o estado, quando comparados os dados dos dois últimos anos. Na última edição da Operação Estiagem e Operação Corta Fogo, em 20222, foram contabilizados 1.008 focos, enquanto que em 2021 foram registrados 4.884 focos de incêndio registrados no mesmo período.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também