terça-feira, 30 abril 2024

Vacinação é liberada a todos na 2ª

A partir da próxima segunda-feira (3), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, encerrada ontem, também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde, já enviada aos Estados e municípios.

A medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário. Até ontem (31), quase 80% do público-alvo foi vacinado no Brasil, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários – formados por crianças de zero a seis anos, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde e das forças policiais, entre outros, tiveram entre os dias 10 de abril e ontem para se vacinar com exclusividade.

A dose protege contra os três subtipos do vírus com maior incidência e gravidade: H1N1, H3N2 e Influenza B, que podem causar complicações respiratórias e até mesmo levar à morte. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

NA REGIÃO

As Secretarias de Saúde da RMC (Região Metropolitana de Campinas) confirmaram ontem a extensão da vacinação a partir de segunda-feira. Em Americana, até as 12h de ontem, 40.225 pessoas haviam sido imunizadas, o que corresponde a 62,64% de cobertura do público-alvo. Em Sumaré, também até o meio-dia de ontem, 49.778 pessoas tomaram a vacina desde o início da campanha – o que corresponde a 77,7% do público-alvo. Em Santa Bárbara d’Oeste, segundo último balanço divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica, 36.591 pessoas foram vacinadas contra a gripe, o que corresponde a 72,48% de cobertura do público-alvo. |

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também