domingo, 27 abril 2025

Vereadores aprovam a divulgação de vacinados

A Câmara de Americana aprovou em primeira discussão, na sessão de ontem, projeto de lei de Gualter Amado (Republicanos) que obriga a divulgação diária dos vacinados contra coronavírus no site da prefeitura.
O líder do governo, Thiago Brochi (PSDB), pediu duas alterações no projeto de Gualter: serão ocultados os seis primeiros números do CPF de cada vacinado.
Em relação ao prazo, Gualter queria até as 19h. “A gente sugeriu 48 horas para divulgar, é tempo razoável, os médicos tem horários diferentes, e precisa apurar se foi tudo certo. Dará mais transparência para a vacinação”, disse Brochi.
Gualter adicionou as emendas antes da sessão. “Importante para Americana sair na frente e mostrar que não tem nada a esconder”, afirmou.
O projeto foi aprovado por 17 a 1. Apenas Silvio Dourado (PL) foi contrário. “É uma questão pessoal, não é legal expor a intimidade das pessoas”, disse.
Gualter respondeu. “Não estamos passando prontuário médico. Então vamos ter que mudar a lei, até trouxe a lista de quem recebe o auxílio emergencial porque sabia que alguém ia falar isso”, rebateu.
Vagner Malheiros (PSDB) destacou a importância da transparência no setor público. Professora Juliana (PT) destacou a importância de controlar e fiscalizar. “Excelente o projeto, mas quem vai controlar a lista? Estamos perguntando ao Executivo quantos são os que fiscalizam o plano de vacinação”. “Mostrar para a população que temos ética e vamos segui-la”, completou Dr. Daniel (PDT).
A prefeitura divulga diariamente, às 10h, balanço atualizado do vacinômetro, com o número de vacinados pelo município.
Em nota, o Executivo disse que só vai se posicionar após toda a tramitação do projeto, que ainda será votado em segunda discussão.
A sessão também marcou a oficialização de Brochi (PSDB) como líder do governo. O prefeito Chico Sardelli (PV) e o vice Odir Demarchi (PL) participaram da sessão.
“Que a Câmara produza bons resultados, foram eleitos para fiscalizar, fazer bons projetos e encaminhar as demandas da comunidade. Serei parceiro em tudo que for necessário e convido vocês todos para um café no gabinete como gesto de abertura”, disse o prefeito.
“Como vice quero ser bem atuante, e estou à disposição, é muito importante para nós vocês fiscalizando, só nos ajuda”, completou Odir.
Brochi revelou ter constatado que a promessa de Chico de diálogo já está em prática. “O comportamento dos secretários com os vereadores é outro, os pedidos da população foram bem recebidos, mostra um governo sério, com boas intenções”, disse.
O tucano disse também que vai buscar mais união entre os dois poderes. “Também sou de diálogo e construção, longe de botar pegadinhas, o prefeito não tem o que esconder da Casa”, garantiu o líder de governo.
O presidente da Câmara, Thiago Martins (PV), ressaltou a importância da relação entre os poderes. “Além de independência, é importante esta harmonia, amizade em prol da cidade”.
Na Legislatura passada, o último líder do governo Omar Najar (MDB) foi o ex-vereador Alfredo Ondas, do mesmo partido.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também