terça-feira, 23 abril 2024
“DE OLHO NOS OLHINHOS”

Vereadores aprovam campanha de prevenção ao câncer ocular em crianças

O PL foi aprovado durante sessão na tarde desta terça-feira (30)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação

Os vereadores de Americana aprovaram na tarde desta terça-feira (30) o Projeto de Lei (PL) que institui a semana municipal de conscientização e prevenção ao retinoblastoma em crianças, denominada “De Olho nos Olhinhos”. A doença é um tipo de câncer ocular que acomete principalmente crianças de até 5 anos. O PL foi aprovado por 17 votos favoráveis.

A propositura, de autoria do vereador Dr. Daniel (PDT), tem como objetivo promover a conscientização da população acerca do retinoblastoma, seus sintomas, diagnóstico e tratamento, além de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce em crianças. A campanha ainda visa a orientação aos pais, responsáveis e profissionais da saúde sobre a importância da detecção precoce da doença e fomentar a solidariedade e apoio às famílias que enfrentam o retinoblastoma em seus filhos.

Campanhas são desenvolvidas em todo o Brasil, após a doença ser divulgada pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin, quando a filha do casal, Lua, hoje com 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma. Segundo o projeto, serão realizadas atividades educativas, palestras, campanhas de conscientização e demais ações que contribuam para o alcance dos objetivos desta semana.

“Poderão participar da campanha entidades da sociedade civil e profissionais da saúde, a fim de que seja dada a mais ampla divulgação quanto a necessidade da realização de diagnóstico precoce e do tratamento, competindo ao Poder Público local regulamentar a presente Lei”, diz o texto.

As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também