Sexta, 19 Agosto 2022

11º Brazil Wine Challenge

Clube GourmetEvento

11º Brazil Wine Challenge

Brasil conquista 6 medalhas Gran Ouro no concurso

O Brasil ficou com 6 das 10 medalhas Gran Ouro concedidas na 11ª edição do Brazil Wine Challenge, realizado entre os dias 7 e 10 de junho em Bento Gonçalves (RS) pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Outros 169 rótulos brasileiros conquistaram medalha de ouro e mais 10 vinhos do País receberam medalha de prata.

Um juri formado por 74 especialistas avaliou 903 amostras de vinhos de 15 países. Foram premiados 270 rótulos da Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Espanha, Itália e Alemanha, 249 com medalhas de ouro e 11 com prata.

Entre os 6 vinhos brasileiros que conquistaram maior pontuação estão Colheita de Inverno Late Harvest 2021, da Casa Geraldo Indústria Vitivinícola, de Minas Gerais; Castellamare Chardonnay Barricas 2019, da Cooperativa Vinícola São João, produzido na Serra Gaúcha e Campanha (RS); Giuseppe Lovatel Rosé 2021, da Lovatel Indústria Vinícola, de Faria Lemos (RS); Gazzaro Espumante Brut Branco, Vinícola Gazzaro, de Flores da Cunha (RS); Casa Pedrucci Espumante Millésime 2018, da Vinícola Pedrucci, de Garibaldi (RS) e Settimana In Cantina Merlot 2020, da Vinícola Zanella, de Antonio Prado (RS).

Outro fato evidenciado no concurso é que do total de premiações (270), os vinhos tranquilos (que não contém gás) conquistaram mais que o dobro de medalhas que os espumantes. E o mesmo se repetiu entre as premiações aos vinhos brasileiros, conforme o enólogo e presidente da ABE, André Gasperin.

"O Brasil não elabora apenas espumantes diferenciados, mas também vinhos tranquilos e os prêmios arrematados mundo afora comprovam esta evolução. Agora, o Brazil Wine Challenge também corroborou e é testemunha deste avanço atestado às cegas".

O Brazil Wine Challenge possui chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Premiações do 11º Brasil Wine Challenge por países

Alemanha – 2 Ouro

Argentina – 1 Gran Ouro e 17 Ouro

Bolívia – 3 Ouro

Brasil – 6 Gran Ouro, 169 Ouro e 10 Prata

Chile – 26 Ouro e 1 Prata

Espanha – 1 Ouro

Itália – 1 Gran Ouro e 3 Ouro

Portugal – 2 Gran Ouro e 18 Ouro

Uruguai – 10 Ouro

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/