quinta-feira, 25 julho 2024

Cerveja e Chope: Você sabe a diferença?

Mas, afinal, existe alguma diferença entre a cerveja sob pressão, conhecida como chope, e a cerveja de garrafa ou lata? Sim!  

Vou trazer nesta coluna uma pergunta que em todas as visitas técnicas, conversas de amigos e cursos que eu dou, sempre me fazem.

Qual a diferença entre o chope e a cerveja?

Bom, para começo de conversa, em ambos, os líquidos são os mesmos e saem do mesmo processo de fermentação e mesmo tanque de maturação, que tem como produto final a cerveja. Mas qual a diferença entre chope e cerveja?

Sabia que a diferenciação entre chope e cerveja é brasileira? No resto do mundo, o nome é sempre cerveja, independentemente de como a bebida será acondicionada. Acredita-se que o termo veio com a imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX, já que a palavra “schoppe”, que significa “copo de meio litro”, era a medida utilizada para pedir a cerveja de barril nos balcões. Daí, o nome pegou por aqui.

Mas, afinal, existe alguma diferença entre a cerveja sob pressão, conhecida como chope, e a cerveja de garrafa ou lata? Sim! Vamos entender quais são:

O chope é a cerveja mais saborosa e mais fresca, armazenada em barris de inox e mantida sob refrigeração constante. Possui curto prazo de validade (em refrigeração entre 30 e 45 dias e, depois de aberto, entre 5 a 10 dias).

A cerveja passa pelo processo de pasteurização após o envase, na garrafa ou lata, o que aumenta a vida útil do produto e, então, requer menos cuidados no armazenamento (8 a 12 meses).

Mas o que é pasteurização?

Essa técnica foi criada na década de 1860 pelo cientista francês Louis Pasteur. Trata-se de um processo físico de esterilização da cerveja, ou seja, a redução ou a eliminação de microrganismos que possam deteriorar a bebida, feita logo após o envase. As garrafas passam por um procedimento de controle de temperatura e tempo e rápido resfriamento.

Esse processo acaba alterando a cerveja, alguns aromas e sabores acabam sumindo. Então, tem sim muita diferença entre o chope e a cerveja engarrafada.

Existem cervejas na garrafa ou em latas sem passar por pasteurização?

Sim, muitas cervejarias optaram por vender alguns estilos de cerveja sem passar por esse processo, geralmente são mais elaboradas, pois a cervejaria não quer perder o frescor e os sabores do produto. Mas tem uma contrapartida: o produto tem um custo bem mais alto, já que depende de uma cadeia de distribuição refrigerada, e, claro, prazo de validade muito curto. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também