PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Os primeiros amiguinhos das crianças

Ter um ou mais círculos de amigos é especial para as crianças, afinal, eles costumam ser o primeiro vínculo que o pequeno constrói depois dos pais.

PUBLICIDADE

É por meio dessas amizades que elas poderão descobrir que nem sempre irão concordar com os outros e que receberão vários “nãos”.

Por outro lado, será brincando – e muitas vezes até brigando – na convivência com seus pares, que entenderão que é preciso aprender a compartilhar, lidar com as diferenças e, principalmente, criar vínculos.

PUBLICIDADE

A forma de apoio social que os familiares e os amigos oferecem às crianças na infância são diferentes. Os amigos podem ser uma importante fonte de apoio emocional, auxiliando na diminuição do estresse e no enfrentamento de situações compartilhadas.

Por outro lado, existem amizades que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento das crianças, seja porque o amigo tem um comportamento agressivo ou bagunceiro.

PUBLICIDADE

Nesse caso, especialistas admitem que proibir a amizade é sempre o pior caminho. O ideal, segundo eles, é mostrar para a criança as atitudes erradas tomadas pelo coleguinha e que não devem ser copiadas.

Mas é preciso lembrar aos pais de enfatizar que é o comportamento do colega que não é legal, e não ele.

5 dicas sobre a importância da amizade na primeira infância

– Crianças pequenas que aprendem a cooperar e a brincar com outras tendem a fazer amigos com mais facilidade na vida adulta;

– Quando os pequenos interagem com outros, aprendem a importância da vida social e como controlar as suas emoções;

– Crianças que convivem com irmãos aprendem a lidar com emoções positivas e negativas e a serem menos egocêntricas e mais solidárias;

– Amizades construídas na infância estimulam o desenvolvimento de características como a sociabilidade, a autonomia e o altruísmo, além de reduzirem a tendência de adquirir comportamentos negativos;

– A socialização em um grupo de amigos ajuda a criança a aprender a se virar sozinha e a fazer concessões.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This