quinta-feira, 25 abril 2024

Cena Bárbara: Vão começar os espetáculos!

Soa o terceiro sinal. Apagam-se as luzes. Abrem-se as cortinas. Em Santa Bárbara d’Oeste, a ansiedade nas cochias que precede o início de um espetáculo é o sentimento que se sobressai nos corações com o lançamento da programação da edição 2019 da Mostra de Teatro “Cena Bárbara”.

Com uma vasta programação em diversas modalidades artísticas, o evento tem abertura programada para este sábado (21) e cronograma de atividades indo até o dia 29 de setembro.

As atrações acontecerão em diversos pontos culturais da cidade. Haverão atividades no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, CEU das Artes, Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Sallum”, Praça Central, Área de Bem Estar e Lazer “Edgard Balam” (Conjunto Roberto Romano), Estação Cultural, Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni” e Parque dos Ipês.

Todas as 18 apresentações são gratuitas à população. Porém, os ingressos para os espetáculos no Teatro, Anfiteatro, CEU das Artes e na Biblioteca, que são locais com lotação, serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

OFICINAS

Além de tudo isso, haverá oficinas de formação para profissionais da área cultural. No dia 23, às 19h30, haverá a oficina “Escuta do Corpo e Presença Cênica”, com Jussara Miller, no CEU das Artes, e no dia 28, às 8h, a oficina de “Campo de Visão”, com Marcelo Lazaratto, no “Léo Sallum”. As inscrições para ambas estarão abertas até sexta-feira (20). Os interessados devem se inscrever pelo e-mail mostracenabarbara@gmail.com, informando nome, idade, RG, telefone e cidade.

A programação conta ainda com um encontro de partilha com o tema “A Importância dos Festivais no Interior”, com Toninho do Vale, no “Léo Sallum”, desta vez sem a necessidade de inscrição prévia.

PROJETO

O “Cena Bárbara” é realizado pelo Grupo Di Atus e conta agora com execução da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS, e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, além do patrocínio do Supermercados São Vicente e apoio da Padaria Bella Pane e Empório da Roça.

Segundo Otávio Delaneza, ator, diretor e um dos organizadores do projeto, a construção da programação é feita como os demais festivais que são realizados. “Abrimos um edital com algumas regras importantes para a Mostra e para os grupos. A partir disso, cada grupo manda o seu material e nós temos uma comissão que seleciona os espetáculos para compor a nossa Mostra”, diz.

Foram adotados diversos critérios para essa seleção. “A qualidade dos espetáculos, a forma como o grupo apresenta a temática abordada, a estética cênica e grupos que estejam atuando e fomentando o fazer teatral no seu município”, conta Otávio.

“Nosso objetivo é fazer com que os grupos do interior não parem de fomentar o teatro, não parem de construir o teatro, não parem de pensar o teatro”, relata o diretor.

Otávio relembra que as primeiras edições tiveram características tímidas, mas que é possível notar uma evolução no projeto, agora com apoio do poder público local e através do Proac. “Não tínhamos apoio de uma lei de incentivo. Era o grupo de teatro Di Atus que tinha a vontade de fazer uma mostra, de fazer esse intercâmbio com os grupos. Era apenas isso, fizemos e acontecemos. Essa evolução aconteceu graças a seriedade que levamos o projeto”, completa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA “CENA BÁRBARA 2019”:

SÁBADO (21)

10h30: “Melodramas de Picadeiro”, Rabugentos Cia Teatral (Praça Central)
20h: “Eldorado”, Eduardo Okamoto (CEU das Artes)

DOMINGO (22)10h30: “A Caravana dos Pássaros Errantes”, Grupo Nômade (Estação Cultural)
20h: “Os Sapatos que Deixei pelo Caminho”, Teatro Do Kaos (CEU das Artes)

SEGUNDA (23)10h: “Casulo”, Cia Arte-Móvel (Teatro Municipal “Manoel Lyra”)
19h30: “Oficina: Escuta do Corpo e Presença Cênica com Jussara Miller” (CEU das Artes)

TERÇA (24)8h30: “Malabarindo”, MB Circo (Área “Edgard Balam” – Praça do Romano)
14h: “Historieta”, Cia Gramelô (Biblioteca “Léo Sallum”)
20h: “Viagem Temporal”, Grupo Mirabolantes (Biblioteca “Léo Sallum”)

QUARTA (25)10h: “Rolando Causos”, Cia Xekmat (Anfiteatro “Detinha Dagnoni”)
14h: “Circus A Nova Tournée”, Cia Circo de Bonecos (Teatro Municipal “Manoel Lyra”)
20h: “Andêmos”, Gato Coletivo Artístico (CEU das Artes)

QUINTA (26)14h: “Expresso Caracol”, Cia Dos Pés (CEU das Artes)
20h: “Mazzaropi – Um Certo Sonhador”, Cia Arte das Águas (Teatro Municipal “Manoel Lyra”)

SEXTA (27)14h: “Mundo Redondinho”, Grupo Gatos Gordos (Teatro Municipal “Manoel Lyra”)
20h: “As Patacoadas de Cornélio Pires”, Grupo Andaime (Teatro Municipal “Manoel Lyra”)

SÁBADO (28)8h: “Oficina: Campo De Visão”, Marcelo Lazaratto (Biblioteca “Léo Sallum”)
20h: “Estado De Sítio”, Cia Teatral Controvérsias (Teatro Municipal “Manoel Lyra”)

DOMINGO (29)9h30: “Encontro de Partilha: A Importância dos Festivais no Interior”, Toninho Do Valle (Biblioteca “Léo Sallum”)
16h30: “Fuzurufafa Bafafazuru”, Rosa Dos Ventos (Parque dos Ipês)
20h: “Travessia”, Grupo Tecelagem (CEU das Artes)

OBS: Verifique a classificação indicativa de cada espetáculo

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também