Cinema para Todos: Museu da Imagem e do Som promove exibições gratuitas em Piracicaba
A proposta é oferecer ao público experiências cinematográficas que vão além da tela, promovendo reflexões
O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba promove sessões gratuitas de cinema gratuito entre esta quarta-feira (28) e sexta-feira (30). A proposta é oferecer ao público experiências cinematográficas que vão além da tela, promovendo reflexões, debates e o contato com produções nacionais de grande relevância artística e social.
“A proposta do Misp é popularizar e democratizar o cinema nacional e, sempre que possível, o cinema local, que, por meio da Lei Paulo Gustavo, está em alta aqui em Piracicaba”, explica o coordenador do Misp, Rober Caprecci.

No dia 28, às 19h30, a mostra temática Desejos e Sombras abre a programação com a exibição de dois curtas-metragens nacionais: Monstra do Armário, de Bruny Derotzi, e Te Amo Até Daqui a Pouco, de Letícia Gomes e Deivid Evaristo. As obras exploram medos, afetos e subjetividades contemporâneas LGBTQIA+ a partir da linguagem do terror. Após a sessão, haverá um bate-papo com mediação de Vitória Prado.
Na quinta-feira, dia 29, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o público poderá conferir o filme Cidade Campo, que apresenta duas histórias sobre deslocamentos entre o urbano e o rural. A primeira parte acompanha Joana, trabalhadora rural que, após perder sua terra natal em uma tragédia ambiental, busca recomeçar a vida em São Paulo. A segunda parte mostra o retorno ao campo de Tânia e Jaime, em uma narrativa sobre memória e pertencimento.

Encerrando a programação, no dia 30 de maio, às 19h, será exibido o clássico O Cangaceiro, de Lima Barreto. O longa, premiado no Festival de Cannes, narra a história de Teodoro, líder cangaceiro dividido entre a violência e o amor, em uma reflexão sobre o sertão nordestino.
O projeto Ponto MIS oferece quatro filmes clássicos por mês e uma oficina de audiovisual. “Direção de fotografia, operação de câmera são algumas das oficinas que já foram oferecidas”, pontua Caprecci.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Vai se fantasiar no Halloween? Veja dicas para a festa não virar ‘terror’ de verdade
Ipem orienta sobre a compra e o uso de fantasias e acessórios típicos da data
Campineira transforma pesquisa em coleção sobre imigração e legado italiano
Moradora de Pisa, Caroline Nunes lança o primeiro de 12 volumes sobre os desafios dos imigrantes e a influência de suas tradições no Brasil
Feira de troca de livros marca os 71 anos da Biblioteca de Americana
Atividade gratuita ocorre de 26 a 29 de outubro; espaço recebeu quase 18 mil pessoas nos primeiros nove meses de 2026
