Maestrina da Unicamp e spalla da OSMC apresentam peças de Mozart, Beethoven, Bologne, Gluck e Haydn
O concerto terá início com a abertura da ópera “O Amante Anônimo”, uma ópera de câmara de 1780. De autoria de Bologne, um compositor negro pioneiro e contemporâneo de Mozart, a obra foi injustamente negligenciada. Conta a estória de Léontine, bela e jovem viúva que surpreendentemente começa a receber inúmeras cartas e presentes de um admirador secreto. No entanto, seu grande amigo Valcour, que se dizia desinteressado, confessa ser o apaixonado misterioso.
A peça de Beethoven, ‘Romance para Violino e Orquestra no. 2’ é uma de duas composições importantes que marcam uma preparação para o seu concerto para violino. Foi escrita em 1798 e publicada após 1805. O acompanhamento é para flauta, oboés, fagotes, trompas e cordas.
‘Intrada de Bastien e Bastienne’, de Mozart, é uma peça de inspiração popular e pastoral, que narra os amores tumultuados da pastora Bastienne com o pastor Bastien, intercalados com as intromissões e truques de um adivinho da aldeia onde moram.
O concerto segue com “A Dança dos Espíritos”, da ópera Orfeu e Eurídice. A obra é a mais famosa de Christoph Gluck, reconhecido por realizar a transição entre a ópera barroca e a ópera clássica.
Cinthia Alireti é a regente titular e co-diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Tem se destacado como diretora musical de diversas produções de óperas.