domingo, 28 abril 2024

Museu de Salto grande recebe roda de conversa ‘Encantaria Brasileira’

Encontro faz parte da comemoração ao Dia dos Povos Originários; o objetivo é discutir os conhecimentos dessa cultura e importância dentro das religiões de matriz africana

Por Nayara Lourenço

Por Nayara Lourenço
Foto: Lucas Moraes/Rede Todo Dia

O Museu de Salto Grande recebe, nesse domingo (30), a roda de conversa ‘Encantaria Brasileira’, em comemoração ao Dia dos Povos Originários. O encontro é realizado pela Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro e o Centro de Memória Afroamericanense Dyonizio de Campos, com o apoio da SECTUR (Secretaria de Cultura e Turismo). O evento visa discutir os saberes dessa cultura dentro das religiões de matriz africana.


Em entrevista à Rede TODODIA, Silvia Motta, integrante do Centro de Memória Afroamericanense Dyonizio de Campos, fala sobre a importância da roda de conversa. “Para nós, enquanto população preta, é trazer um novo significado para esse espaço, pois ao longo do tempo, tanto na Região Metropolitana de Campinas, a gente vê o apagamento e o silenciamento da nossa cultura, e a falta de respeito às nossas religiões. A importância do espaço é trazer, através da cultura, uma perspectiva do povo que aqui habitou. As rodas de conversa e os eventos que acontecem aqui é exatamente para ir contra esse mal que nos assola, que é a intolerância religiosa e o racismo”, afirma Silvia.


Tat’eto Lubango Muanzade, da Casa do Arco-Íris, pertencente ao Candomblé, fala sobre a necessidade do combate à intolerância religiosa.
“Muitas vezes, a intolerância e o preconceito vêm da falta do conhecimento. Nesses eventos e espaços nós temos a oportunidade de trazer um pouco de informação e convívio […] quando a gente traz essa proposta para os espaços públicos, dá oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco melhor e a religião, e a cultura, no intuito de mitigar a intolerância. O Brasil é um país de tamanho continental, então existe espaço para todos”, explica o candomblecista.
A próxima roda de conversa acontece no dia 28 de maio, às 9h, com o tema “Leis no Combate da Intolerância Religiosa e Racismo Religioso”. O Museu de Salto Grande está localizado na Avenida João Nicolau Abdalla, 5.260, em Salto Grande.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também