sábado, 20 abril 2024

Rota da viola em Santa Bárbara

O projeto “Violas do Brasil” desembarca, literalmente, amanhã, (15), às 10h, na Estação Cultural da Fundação Romi, com uma palestra do músico João Ormond, que apresenta ao público todas as vertentes que a viola caipira possui no eixo central do país, conhecido como “Cinturão Caipira Brasileiro”. O evento é gratuito e aberto a toda população.

 

O chamado “Cinturão Caipira Brasileiro” refere-se a seis estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, e demonstra as características de cada região, com seus ritmos e tocadas peculiares. Essa rota foi introduzida junto aos bandeirantes durante a colonização do território brasileiro, no interior do país, em busca do ouro e mão de obra para trabalho.

 

Com isso, a viola caipira foi sendo moldada ao longo dos anos pela cultura desse povo, diante do seu dia a dia, de suas ações e manifestações, por meio de festas religiosas, regionais e também no cenário urbano. Nas últimas décadas, a viola retomou o contato com o público mais urbano interessando bastante às pessoas das novas gerações.

 

Segundo a gestora cultural da Estação Cultural, Thiane Mendieta, a música de forma geral faz parte do cotidiano do brasileiro e a viola está diretamente relacionada ao público caipira. “Ela (viola) relata a vida destas pessoas, e em contrapartida, elas se enxergam e se identificam nessa música. Todos são muito bem-vindos ao evento”.

 

HISTÓRIA MUSICAL
O músico violeiro e compositor João Ormond é matogrossense e tem uma grande história musical ao lado da viola caipira.

 

O objetivo principal de sua apresentação é divulgar e popularizar os tipos de viola e a música caipira de cada região. Além disso, há a proposta de mostrar ao público diferentes tipos de violas e também a variedade de afinações.”Quero mostrar as raízes desse instrumento e como ele pode se diferenciar em cada região que compõe o cinturão caipira brasileiro”, explicou.

 

Promovido pela 3S Projetos, o “Violas do Brasil” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e patrocinado pela Raízen, através do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Nesta edição, o projeto conta com o apoio cultural da Fundação Romi.

 

“Para nós é um imenso prazer receber este espetáculo e sediar uma palestra de um projeto desse porte. Contribui com a cultura local, além de ser uma ótima oportunidade para os apaixonados por viola aprenderem com o renomado violeiro, João Ormond”, destacou o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti. “O público conhecerá mais sobre esse importante marco musical caipira, denominado ‘cinturão caipira’, e teá uma manhã agradável de novos conhecimentos”, disse.

 

SERVIÇO
O espetáculo “Violas do Brasil” com o músico João Ormond acontece amanhã, a partir das 10h, no Armazém da Estação Cultural. A entrada é franca. A Estação Cultural da Fundação Romi fica na Avenida Tiradentes, 02, Centro, em Santa Bárbara dOeste. Mais informações pelo site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também