terça-feira, 28 maio 2024

Atleta de Taekwondô de Hortolândia lidera ranking

A CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondô) divulgou esta semana o ranking nacional final da modalidade em 2019, somando os resultados das competições realizadas ao longo do ano. Campeão nacional e paulista, o atleta de Hortolândia Enzo Paludo da Conceição, de 13 anos, lidera a lista na categoria cadete, até 45 kg, com 35,72 pontos, à frente do mineiro Thairone Barbosa e do catarinense Hector Berthi. 

Anderson Conceição, treinador das escolinhas de taekwondô do município, e pai de Enzo, destaca os resultados do atleta nos últimos anos. “É um menino que começou a treinar aos 4 anos, sempre mostrou muito talento e, apesar dos 13 anos, já tem muita experiência em competições. É quatro vezes campeão brasileiro, sete vezes campeão paulista e há três anos defendendo a seleção. São 120 títulos desde que iniciou na modalidade”, apontou. 

Conceição afirma que uma das metas do jovem lutador é buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. “Apesar da pouca idade, os resultados que o Enzo vem obtendo o credenciam, sim, para buscar a classificação para as Olimpíadas de 2024 e o trabalho está sendo feito neste sentido e a ideia é que ele dispute cada vez mais competições de alto nível”, ressaltou. 

EVOLUÇÃO 

O técnico comenta a evolução da modalidade em Hortolândia. “Nosso forte é o trabalho nas escolinhas e aqueles que mais se destacam eu trago para o treinamento de alto rendimento, que é feito com as equipes de competição. Esse ano, por exemplo, além dos atletas bem ranqueados, fomos vice-campeões nos jogos Regionais e Abertos e alcançamos vários títulos paulistas”, comentou. 

A partir de agora, o foco de Enzo está voltado para as disputas do Grand Slam, que acontece em fevereiro do próximo ano em Vitória (ES), que definirá a composição da seleção brasileira permanente, categorias adulto e juvenil, para o Pan-americano da modalidade, em maio, nos Estados Unidos. 

DESTAQUES 

Outros três atletas do taekwondô hortolandense também aparecem com destaque na lista divulgada pela CBTKD. Caio Henrique de Souza, medalhista nos Regionais e Abertos, é o segundo colocado no ranking da categoria Sub 21, até 74kg, atrás apenas de João Miguel Garcia Neto, representante de Minas Gerais. 

Nicolas Araújo é o terceiro na infantil até 30kg; e Letícia Silva, a quarta melhor do país, na cadete até 55kg. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também