PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cozinha Popular

Acompanhe a partir de hoje um roteiro especial com dicas de lugares para se comer delícias da baixa gastronomia

Sempre fui uma grande apaixonada e incentivadora da cozinha popular, o que hoje algumas pessoas chamam de Baixa Gastronomia. Gosto da ideia de deixar esta gourmetização das coisas de lado para dar espaço à comida de verdade. Por conta disto, não pensei duas vezes em aceitar o convite de minha sobrinha Giovana Fortunato para fazer com ela um verdadeiro roteiro, com dicas de onde e o que comer, nos mais variados estabelecimentos comerciais em cidades de nossa região. Do bar, passando para a feira e até a padaria da esquina, vamos experimentar de tudo, do pastel à dobradinha. Como figura pública, Giovana se locomove muito em virtude de seus compromissos, o que a obriga a fazer várias refeições fora de casa, nos mais variados lugares, o que também a possibilita conhecer muita coisa boa. Sendo assim, ela mapeou o roteiro que vamos seguir nas próximas semanas. A ideia é buscar iguarias diferentes e gostosas, que são verdadeiras preciosidades de nossa cultura popular gastronômica. Estou animada, e vocês?

PUBLICIDADE

Estreando!

PUBLICIDADE

Nossa primeira visita foi em Santa Bárbara d’Oeste. Lá fomos ao tradicional bairro São Francisco para experimentar a famosa panceta do Bar e Lanchonete Tosini, que é conhecido mesmo como Bar do Doi ou Bar do Tedão. Administrado por pai e filho (Tedão & Tedinho), o espaço é um boteco daqueles com sinuca no fundo, pessoal jogando truco e churrasqueira na calçada. Com 28 anos de história, o bar é bem conhecido, assim como a panceta, preparada por eles mesmos e disponível para quem quiser na parte da manhã e no final da tarde. Ela faz tanto sucesso que vai gente de toda região e até São Paulo para experimentá-la. Eu provei e aprovei!
Visite

PUBLICIDADE

Se você gostou da minha dica, o Bar do Tedão fica na Rua Xavantes, 119, Jardim São Francisco. Horário de atendimento: de segunda a segunda, das 6h30 sem restrição de horário para fechar – como costumam dizer, até o último cliente!

 

Panceta na cachaça
E já que hoje falei sobre panceta, separei para vocês a minha versão desta delícia. Espero que gostem!
INGREDIENTES
3 kg de barriga de porco
Folhas de louro
Limão a gosto
Sal a gosto
300 ml de cachaça artesanal
MODO DE PREPARO
Tempere a carne com sal. Deixe marinar na cachaça junto com as folhas de louro por cerca de 1 hora na geladeira. Após esse período, descarte a cachaça e enrole a carne
formando um cilindro bem-feito. Passe barbante para amarrar a carne, coloque-a em uma assadeira. Não unte a assadeira com óleo ou azeite. Leve a carne para assar no forno a 180 graus por cerca de 1 hora.
Dica
Para obter uma casquinha, leve a barriga de porco para uma panela ou fritadeira com óleo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This