domingo, 26 maio 2024

DIG prende jovem por roubo de R$ 25 mil de posto de combustível de Americana

Uma “chegadinha de banco” com roubo de R$ 25 mil de um posto de combustível, em Americana, foi esclarecida uma semana após o crime. A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana prendeu um jovem de 21 anos em sua residência, na Rua Orígenes Lessa, 259, Jardim Amanda, em Hortolândia, nesta segunda-feira (29), após investigação apurar que ele estava envolvido no roubo. 

O comparsa, que estava armado no dia do assalto, ainda está sendo procurado. O assalto foi praticado na última segunda-feira (22) na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em frente do Banco Santander. Mesmo em choque, no dia do assalto, a vítima conseguiu identificar um dos acusados. O assaltante foi reconhecido através do álbum fotográfico da DIG. Nesta segunda-feira (29), a equipe realizou a operação para prender o acusado, em sua residência, e ele foi novamente reconhecido. 

O agente policial Emerson Siqueira relatou que a equipe utilizou as imagens de segurança do banco, que mostram toda a ação, e das câmeras da vizinhança e do sistema Detecta, da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana), que leem as placas de veículos. 

Desta forma, informou Emerson, a equipe descobriu que os dois comparsas chegaram no local em um veículo Peugeot 207 preto com placa de Indaiatuba. E descobriram que este carro pertence ao padrasto do acusado. 

Pelo rastreamento das imagens, os policiais elaboraram toda a linha do tempo do crime. O detido e o comparsa estacionaram o carro duas quadras distantes da agência. Seguiram a pé até o banco. 

Eles aguardaram cinco minutos na frente da agência. Segundo Emerson, a suspeita é que tinham informações privilegiadas sobre o depósito do dinheiro. Isso porque vários clientes entraram na agência antes e não foram abordados. 

Quando a vítima estacionou o carro, foi rendida.  Na ocasião, o acusado Jonata Samuel Pereira Corrente, 21, abordou a vítima de lado e lhe deu uma gravata por trás, imobilizando-a, enquanto o comparsa, armado, anunciava o assalto e se apoderava do dinheiro. 

Eles fugiram com o dinheiro resultante da venda de combustível de um posto do final de semana. Segundo Emerson, a equipe traçou todo o caminho feito pela dupla e a rota de fuga. 

O dinheiro não foi recuperado. As investigações continuam para tentar descobrir como a dupla gastou o dinheiro roubado e o envolvimento de mais pessoas. 

PRISÃO 

O acusado teve a prisão temporária decretada. No momento da sua prisão, Jonata admitiu que possuía uma arma de fogo e indicou aos investigadores onde a arma estava guardada. 

A DIG também tenta descobrir a procedência de objetos encontrados na residência, como relógios, anéis, pulseiras, correntes com pingentes, seis celulares, capas de celular, bonés e pen drive, entre outros. 

Foram apreendidos também 10g de maconha. Inclusive foi localizada uma arma Bersa argentina 380, com carregador municiado com quatro munições, mas a DIG apura se foi esta a arma usada para praticar o roubo. 

Vítimas de saidinha ou de outros roubos similares estão sendo convidadas a comparecer à delegacia para verificar se o detido não está envolvido em outros assaltos semelhantes na região. 

Segundo a DIG, o acusado foi autuado em flagrante por roubo e por porte de arma e de drogas pelo delegado José Donizeti de Melo. O detido tem várias passagens por tráfico. Inclusive tem marcas pelo corpo de ferimentos causados por arma de fogo. 

O acusado foi transferido para a Cadeia Pública de Sumaré. O advogado dele estava na DIG ontem à tarde, mas preferiu não falar com a imprensa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também