quinta-feira, 2 maio 2024

Portal histórico do estádio do União Barbarense pode ser tombado

Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste) realizou, na última segunda-feira (2), uma visita técnica ao União Agrícola Barbarense, para analisar as condições do portal da bilheteria do estádio Antônio Guimarães e iniciou o processo de tombamento do local, cujo prazo para que a decisão seja ou não tomada é de 60 dias.  

Documento sobre história do Portal

Segundo comunicado da secretaria de Cultura e Turismo do município, “embora desativado o portal tem um enorme valor cultural para os barbarenses e o Codepasbo inicia os trabalhos para a preservação do local, valorizando a história e a memória do clube”.  

A fachada foi objeto de vandalismo em agosto do ano passado quando desconhecidos atearam fogo em lixo descartado no local, ocasionando um incêndio de pequenas proporções, mas que danificou parte do muro do espaço, que está localizado na esquina das ruas 13 de Maio e José Benedito Teixeira e que era, no passado, o principal portão de acesso ao interior do estádio.  

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, documental, artístico, turístico, ambiental, ecológico, arqueológico, arquitetônico ou imaterial para uma comunidade.  

Integrantes do Codepasbo durante a visita técnica

O bem tombado não poderá ser pintado, reparado, restaurado, reformado, ou receber qualquer intervenção em parte ou em seu todo, sem a prévia autorização do Codepasbo, sob as penas previstas na Lei Municipal nº 4080/2019. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também