sábado, 18 maio 2024

Região terá mais de 400 atletas nos Jogos Abertos

As cidades da região iniciam a partir do dia 11 de novembro as participações na 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontecem na cidade de Marília. Somadas, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia devem contar com cerca de 400 atletas na busca por medalhas da chamada ‘Olimpíada Caipira’. Nova Odessa não terá representantes na competição. 

O número de atletas com direito a vaga, entretanto, não deverá ser o mesmo que vai entrar em ação nas praças esportivas de Marília. Um problema é comum entre todas as cidades: a liberação dos competidores de seus trabalhos fixos, o que acaba por desfalcar as delegações, podendo ocasionar, inclusive, a desistência de algumas modalidades.  

AMERICANA  

Maior delegação dentre os municípios da região, Americana ficará alojada na escola Profª Carlota Rocha e tem 160 competidores com direito à vaga, nas modalidades atletismo, badminton, basquete, biribol, ciclismo, damas, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, karatê, kickboxing, malha, natação, natação ACD (Atletas com Deficiência), tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. 

O diretor de esportes do município, Ricardo Hetzl, evita em falar de metas ou prognósticos de medalhas em Marília. “Antigamente tínhamos cobrança de medalhas, mas, hoje, como a maio ria dos nossos atletas são abnegados, fazem por amor, nem tem como cobrarmos algo. É na raça, na vontade, e no desejo de fazer bonito que estamos conseguindo levar esse pessoal”, destacou.  

“A gente está tendo dificuldades com algumas modalidades, questões de horário de trabalho, conseguir atestado. Estamos correndo atrás das empresas para que possam liberar esses atletas para que estejam representando a cidade. Vamos fazer o melhor possível para uma boa campanha”, completou o diretor.  

Dentre os principais destaques da delegação americanense nos Jogos está o nadador Murilo Sartori, medalha de bronze no Mundial Júnior deste ano na prova dos 200 metros nado livre e atual detentor de dois recordes brasileiros da modalidade. 

SANTA BÁRBARA  

A delegação de Santa Bárbara d’Oeste, chefiada pelo coordenador Luis Antônio Lima, será composta por 135 atletas, estando alojada na escola Profª Amélia Lopes Anders. O time barbarense disputará posições no pódio no atletismo ACD, basquete, boxe, futsal, futebol, ginástica artística, karatê, kickboxing, luta olímpica, malha, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.  

As principais esperanças estão depositadas no time ACD do atletismo, com destaque para Mary Gonçalves, uma das principais ranqueadas do país nas provas de campo, no basquete feminino, tricampeão dos Jogos Regionais, no vôlei feminino, que vem de boas campanhas na liga regional, e o tênis de mesa sub 20, campeão da segunda divisão dos Abertos em 2018 e que este ano estará na elite. 

SUMARÉ  

O município de Sumaré estará representado em Marília por 51 competidores, com destaque maior para o atletismo ACD, que conta com atletas do feminino e masculino e amplas possibilidades de medalhas. A cidade tem vaga também nas disputas da capoeira entre os homens. 

HORTOLÂNDIA  

Em contato com o TODODIA, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria de Esportes e Lazer do município irá promover nos próximos dias uma reunião para definir os atletas e equipes que estarão representando Hortolândia na competição, assim como as modalidades a serem representadas.  

Pelos resultados apresentados nos Jogos Regionais de Americana, estando entre os três primeiros colocados em dez modalidades, com cinco títulos conquistados, a tendência é que o número de atletas da delegação hortolandense se aproxime das de Americana e Santa Bárbara. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também