domingo, 4 outubro 2026
ELEIÇÕES 2026

Com maior local de votação da região e chuva forte à tarde, votação em Sumaré transcorre sem problemas

Escolas Municipais José de Anchieta e Dr Leandro Franceschini, que funcionam no mesmo prédio, têm 11.257 eleitores cadastrados
Por
Vagner Salustiano
Apesar da desconfiança com os políticos, Dona Angela faz questão de continuar votando aos 70 anos. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA.

A votação em Sumaré transcorreu com normalidade neste domingo (4), durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. A cidade tem 199.745 eleitores aptos a votar e registrou movimento nos locais de votação ao longo do dia.

Maior local tem mais de 11 mil eleitores
As EMs (Escolas Municipais) José de Anchieta e Dr. Leandro Franceschini formam, na prática, um único complexo eleitoral na região central e concentram o maior número de eleitores da cidade. São 11.257 pessoas cadastradas no local, o maior colégio eleitoral de toda a área de cobertura da TV TODODIA.

Dos 199.745 eleitores aptos em Sumaré, 175.716 são obrigados a votar. Outros 24.029 têm voto facultativo, grupo que inclui analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e adolescentes de 16 e 17 anos.

Idosos e adolescente defendem participação
A condição de voto facultativo não impediu eleitores desse grupo de comparecerem às urnas. A reportagem da TV TODODIA ouviu uma aposentada de 70 anos que destacou a importância de participar da eleição. “Se a gente não participa, não pode cobrar depois. Faço questão de votar, porque eu posso brigar pelos meus direitos depois, se for necessário”, afirmou Angela Maria Pires de Almeida.

Ela também disse que, apesar de não esperar muito dos governantes, considera importante fazer sua parte e participar do processo eleitoral.

A jovem Yasmin Marinho Cardoso, de 18 anos, também votou pela primeira vez e relatou a experiência. “Espero que os eleitos cumpram com o que estão prometendo. Estou muito feliz por estar votando pela primeira vez”, disse. “Foi muito satisfatório ouvir o barulhinho do ‘confirma’”, completou.

Yasmin votou pela primeira vez e demonstrou empolgação por exercer seu dever cívico. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA.

Relembre os números de 2022
Nas Eleições Gerais de 2022, Sumaré teve abstenção de 21,40%. Naquele primeiro turno, Jair Bolsonaro recebeu 75.666 votos, correspondentes a 51,02% dos votos válidos, enquanto Lula teve 60.453 votos, ou 40,76%.

Dois anos depois, em 2024, Henrique do Paraíso (Republicanos) foi eleito prefeito de Sumaré.

Prefeito Henrique do Paraíso levou a família para votar no maior colégio eleitoral da cidade. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA.

Henrique do Paraíso também votou
O prefeito Henrique do Paraíso votou nas escolas José de Anchieta e Dr. Leandro Franceschini e comentou o andamento da eleição na cidade.

Segundo ele, a votação ocorria normalmente e havia uma presença significativa de eleitores. “As eleições ocorreram todas bem, não teve nenhuma novidade até o momento. Também achei muito legal porque houve bastante eleitores, um alto índice de pessoas vindo votar neste ano”, afirmou.

Henrique também destacou a presença de idosos e adolescentes no local de votação e defendeu a participação dos eleitores, inclusive daqueles para quem o voto é facultativo. “Exercer a cidadania, exercer o voto, é a nossa maior arma para que a gente venha realmente tomar decisão e seguir o rumo certo do país através do voto”, declarou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também