quinta-feira, 18 abril 2024
ENTREVISTA

Leitinho destaca avanços na educação, saúde e infraestrutura da cidade

Em entrevista à diretora de jornalismo e apresentadora da TV TodoDia, Sabrina Furlan, Leitinho elencou algumas das principais realizações de sua gestão, como o uso da robótica nas salas de aula, a construção da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Municipal e a nova ETA (Estação de Tratamento de Água).
Por
Da Redação

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, se diz feliz por “estar fazendo a diferença em pouco tempo” à frente da Prefeitura de Nova Odessa. De fato, as melhorias na cidade são constatadas nas mais diversas áreas.

“Como prefeito, sempre agradeço a Deus, porque da maneira que eu ganhei e tudo o que está acontecendo na administração, o que eu estou entregando para a população, eu falo assim… que é benção de Deus na minha vida”, disse Leitinho. Confira os principais trechos da entrevista. A íntegra pode ser conferida no portal do TodoDia.

TODODIA: Hoje estou em Novo Odessa para falar com o prefeito Cláudio José Schooder, mais conhecido como Leitinho. Falar do aniversário da cidade, que está comemorando 118 anos. Vamos falar um pouco dos projetos da cidade. Muito obrigada, Leitinho, por conceder essa entrevista.

CLÁUDIO JOSÉ SCHOODER: Oi Sabrina, eu que agradeço né, mandar um grande abraço a todos espectadores da TV TodoDia, parabéns pelo programa, fazendo a cobertura juntamente com o Danilo. Nova Odessa, neste dia 24 de maio, completa 118 anos e vai ter uma festividade aqui para dar um presente à população de Nova Odessa.

Vamos começar. Já que antes de ser prefeito você foi vereador por quatro mandatos, você esteve do lado do Legislativo e hoje está do lado de cá, do lado do Executivo. Como que você avalia essa mudança? O que você projetou naquela época e está conseguindo realizar hoje?

Sim, eu fui vereador por quatro mandatos. Desses quatro mandatos, dois mandatos fui o vereador mais votado da história de Nova Odessa e eu tinha muitos projetos em mente, né? E quando eu ganhei para prefeito, eu e também o meu vice, Mineirinho, muitos projetos que eu pensava em fazer e agora como executivo estou fazendo. Vamos dar o exemplo da UTI. Eu sempre lutei muito para que Nova Odessa tivesse uma UTI. Minha mãe ficou 23 dias no leito do hospital esperando uma vaga na UTI e não conseguimos a vaga e Deus acabou levando ela. Eu não quero que aconteça isso com a mãe de um amigo meu, com a mãe de um parente meu, um irmão, um vizinho, então estou fazendo a UTI, ela está na fase de laje, já estamos correndo atrás de contratação de empresa para gerenciar toda a UTI e também os equipamentos. Esse é um dos projetos que vamos entregar também para a população. A questão também, como você disse, sou médico veterinário, né? Então nós temos um trabalho muito bonito na causa animal. Temos a associação protetora dos animais também que desenvolve um belíssimo trabalho, que tem que elogiar, o presidente Thiago, o Carlos, a Jô. E quando eu entrei para vereador eu tinha o objetivo de fazer castração, por quê? Somente castração vai diminuir o número de animais na rua, os maus-tratos e o abandono. Só que hoje nós não temos um lugar onde você possa levar seu animalzinho para ser consultado e tem muitas pessoas carentes do nosso município que gostam do seu pet, gostam do seu cachorrinho, seu gatinho, mas quando (os animais) ficam doentes, perguntam: ‘o que que eu vou fazer para salvar a vida do meu cachorrinho?’. Então, estamos montando o bem-estar animal, onde vai dar atendimento à população de baixa renda, para que ela possa levar seu cachorrinho, seu gatinho, passar pelo veterinário. Ele vai marcar uma consulta, nessa consulta ele já vai dar o receituário para estar tratando do cachorrinho. Os animais são tudo de bom na vida da gente, fora que todas as energias negativas – e na política tem muito – eles absorvem.

É verdade. O senhor me fez lembrar de um episódio que, não só em Nova Odessa, mas várias cidades da nossa região tiveram problemas com as fortes chuvas no início do ano, né? Em janeiro, fevereiro e até começo de março, tivemos muitas chuvas. Em Nova Odessa teve vários pontos das cidades com muita enchente e tem algumas imagens que nós vimos nas redes sociais o senhor resgatando tartarugas, animais, porque o senhor tem de fato isso na veia, né? Essa questão de cuidar dos animais.

Sim. Eu estive com a minha equipe da Defesa Civil, também com os bombeiros voluntários, ajudando a população, Sabrina. Às vezes tinha um idoso, que não conseguia levantar seu imóvel, então, nós pegamos o móvel do idoso ou da mulher, colocamos algumas barras de ferro ou até mesmo tijolo para erguer um fogão, um sofá, para dar um pouco mais de conforto àquela família, para não perder o pouco que eles tinham. E ao mesmo tempo deparei com algumas situações de alguns cachorros abandonados, alguns cavalos que estavam no lugar onde a água estava subindo bastante. Nós resgatamos cavalo onde a água já estava na barriga dele. E outra situação também achamos tartarugas, né? Então é muito gratificante, é muito gostoso quando você mexe com o animal, que é um ser vivo e que só transmite para a gente amor e carinho.

Bom, vamos falar um pouquinho agora de educação, né? Até porque a educação em Nova Odessa está ganhando muito reconhecimento com a implantação da educação 4.0. Inclusive aí com as lousas digitais, aulas robóticas. Quais são as metas do senhor em relação à educação?

Eu estou muito contente como prefeito de estar fazendo a diferença na educação em pouco tempo. Você vê, a tecnologia chegou nas escolas. Hoje as nossas crianças têm que ser preparadas para o futuro. Então, já estou colocando nas escolas, primeiro e segundo ano, a robótica. Está abrindo o espaço num trabalho, numa empresa, porque o futuro das empresas agora vai ser robótica. Então a gente está começando já a preparar as nossas crianças para o mercado no futuro. Eu coloquei robótica no primeiro e segundo ano. Agora o ano que vem vamos colocar robótica no terceiro, no quarto e no quinto ano. Também colocamos lousa digital em todas as escolas, wi-fi. Por que a lousa digital? Trazer o mundo da internet dentro da sala de aula. Então, é uma ferramenta a mais para os professores. Se uma professora quiser falar qualquer assunto, que mostre para a criança uma aprendizagem melhor através da interne… Vamos supor, ela quer falar sobre a onça-pintada, mas tem a onça parda também, e muitas crianças não conhecem a onça parda, então ela entra na internet, na lousa digital, digita lá “onça parda e onça pintada”. Então dá para mostrar com imagem para a criança a diferença de cada uma. Então estou muito feliz como prefeito e vamos investir mais ainda na educação. Em pouco tempo.

Outro investimento é em relação a água. Recentemente foi entregue a Estação de Tratamento de Água do Pós-Anhanguera. Inclusive teve a presença do ministro (Alexandre) Padilha. E agora Nova Odessa tem 100% da água tratada. É um projeto que faz o senhor se sentir muito gratificado. Como o senhor avalia?

Eu fiquei muito contente com inauguração da estação de tratamento de água no Pós-Anhanguera. Ela vai nos ajudar bastante no abastecimento do nosso município, na segurança hídrica também. Ela vai comportar 20% do abastecimento de todo o município e também estamos fazendo toda a rede de tubulação de água no Pós-Anhanguera. Lá nós temos três bairros: Recanto Recreio, Chácaras Acapulco e o Las Palmas, e lá era poço artesiano. E passando o tempo ele estava secando, e aí os moradores eles não tinham como ter água, então eles pediam para o vizinho. E o vizinho tinha um poço artesiano, só que ele não podia dar água para o seu vizinho porque às vezes acabava a dele. Então muitas pessoas, às vezes, passavam até sede no Pós-Anhanguera. Fizemos um estudo e, para levar água desses três bairros, ficava três milhões e meio (de reais). Falei: pode fazer. Abri uma licitação e hoje já está quase 90% da obra já concluída. Então estou muito feliz de fazer a diferença para a população do Pós-Anhanguera.

O que o senhor ainda planeja para o finalzinho do seu mandato como prefeito?

Olha, nós temos a UTI, como eu já falei para você, vamos também entregar o Parque das Crianças, um parque moderno, um local amplo, que era associação do servidor público. O que que a criança gosta? De parque. Tudo que eu faço eu penso um pouquinho no meu passado, porque aqui em Nova Odessa tinha um parquinho onde é a UBS 1, quando eu e meu irmão chegávamos da escola, deixávamos o material na casa e corríamos para o parquinho porque criança gosta de brincar. Então agora estou fazendo um parque moderno, com acessibilidade para as crianças também portadoras de Síndrome de Down, autistas, com brinquedo sensorial. Ao lado, vou fazer o Bem-estar Animal, já falei para você, a gente tem um trabalho muito bonito ainda como vereador. Vamos fazer também oficina de fralda e costura, o salão já está pronto, só falta a gente contratar uma empresa. De um lado vai ser costura, do outro lado fralda. Costura para ter uma atividade financeira para as mulheres, colocar as mulheres de volta ao mercado com uma profissão e oficina de fralda. Para a gente fazer fralda e entregar na casa dos acamados. E temos também o Corpo de Bombeiros. Muitas empresas não vêm para o nosso município porque não tem Corpo de Bombeiros. E aí o que acontece? O seguro fica muito alto. Já aluguei o salão, já conseguimos viaturas policiais, militares, bombeiros para estar atuando. Então agora no mês que vem nós já inauguramos a unidade do Corpo de Bombeiros. E também temos o Poupatempo, vamos inaugurar no mês que vem também. Só estamos fazendo o último retoque. É uma parceria juntamente com o Estado, já assinamos o convênio e no mês que vem vamos entregar. São mais de 90 tipos de serviços para a população. E temos também a reforma do hospital. Quando eu e o Mineirinho, meu parceiro, meu vice-prefeito, assumimos, nós falamos que tínhamos que melhorar a saúde do nosso município. Agora conseguimos um superávit financeiro, já começamos a obra no pronto-socorro e também na Clínica Médica. Reformei toda a clínica médica, coloquei ar-condicionado, televisão, troquei todas as camas e também as poltronas (de acompanhantes). Então eu estou muito contente. Vou fazer também o plano de castração, já castramos em 2021 mil animais, em 2022, 900 animais e agora também estou fazendo o plano de castração. Por quê? Somente com a castração nós vamos evitar o abandono e os maus-tratos. Na semana que vem, já vou dar a ordem de serviço para a pavimentação da Eduardo Karklis e da Avenida Brasil. E estamos reformando também os campos de futebol. As bases. E também estamos reformando as praças, colocando parquinho em todas as praças. Como prefeito, sempre agradeço a Deus, porque da maneira que eu ganhei e tudo o que está acontecendo na administração, o que eu estou entregando para a população, eu falo assim… que é benção de Deus na minha vida.

Eu queria agradecer ao prefeito Leitinho pela entrevista e deixar esse minuto final para uma mensagem à população de Nova Odessa.

Eu queria sempre agradecer a Deus pela oportunidade de ser o prefeito da cidade e proporcionar tantas melhorias a cada um de vocês. E eu faço um convite especial a todas as cidades aqui da Região Metropolitana de Campinas, que venham nos dias 25, 26, 27 e 28 aqui na frente da Prefeitura, onde nós vamos comemorar o aniversário de Nova Odessa. E cada um de vocês. Muito obrigado à população de Nova Odessa pela oportunidade de ser o prefeito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também