O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o Atlético-MG em R$5 mil pelo canto homofóbico que citou o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no clássico contra o Cruzeiro, no dia 16 de setembro. O clube foi enquadrado no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e foi julgado ontem.
O Atlético foi denunciado ao STJD porque a Procuradoria de Justiça Desportiva entendeu que “a torcida é parte indissociável dos clubes, sendo deste a responsabilidade pelas atitudes tipificáveis perpetradas por aquela”.
Alguns torcedores do Atlético entoaram cânticos discriminatórios contra o rival: “Ô cruzeirense, toma cuidado, o Bolsonaro vai matar veado”.
No mesmo dia, o Atlético se pronunciou oficialmente sobre o assunto e repudiou a atitude.
“O CAM lamenta profundamente as manifestações homofóbicas de parte dos torcedores, no jogo deste domingo, no Mineirão. Reiteramos nosso repúdio a quaisquer gestos de preconceito ou de incitação à violência. A maior torcida de Minas é composta por pessoas de todas as classes sociais, raças e gêneros, não cabendo qualquer tipo de discriminação. Isso não faz parte da nossa gloriosa história! #TimeDeTodos”, escreveu o clube em suas redes sociais na ocasião.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Piracicaba conquista o ouro no futebol masculino com goleada de 8 a 0 contra São José dos Campos
Na classificação final, Piracicaba somou 74 pontos e terminou sua participação na principal competição esportiva entre municípios do interior do Estado no décimo lugar
Rio Branco anuncia saída do gerente de futebol Brenno Presotto
Dirigente estava no clube desde 2022 e participou da campanha do acesso à Série A3 e do título da Série A4, em 2024
Ponte Preta pode terminar Série B com pior campanha e defesa mais vazada da história
Macaca tem 13 pontos e sofreu 73 gols após derrota por 5 a 1 para o Novorizontino