
Natural de Santa Bárbara d’Oeste, o árbitro Raphael Claus, de 46 anos, está no centro de uma polêmica envolvendo a Copa do Mundo após a expulsão do atacante norte-americano Folarin Balogun na partida entre Estados Unidos e Bósnia e Herzegovina. Claus mostrou cartão vermelho direto ao jogador depois de uma entrada em Tarik Muharemovic, decisão tomada após revisão das imagens pelo árbitro de vídeo. Inicialmente, Balogun ficaria suspenso do jogo das oitavas de final contra a Bélgica, nesta segunda-feira (6), mas o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu a punição na véspera do confronto.
Trump cita CPI e acusações antigas
Segundo reportagem do jornal The New York Times, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, durante conversa com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, citou antigas acusações envolvendo Raphael Claus para defender a anulação da suspensão. As alegações mencionadas fazem referência a suspeitas de manipulação de resultados que nunca foram comprovadas.
O histórico citado remete à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, realizada em 2024. Na ocasião, Claus foi ouvido como testemunha nas investigações sobre possíveis irregularidades em partidas do Campeonato Brasileiro. As apurações não encontraram qualquer evidência que o ligasse a esquemas de manipulação, o árbitro não foi denunciado nem sofreu punições e permaneceu normalmente no quadro de árbitros da Fifa.
CBF e FPF defendem Claus
Diante da repercussão do caso, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nota de apoio ao árbitro barbarense. A entidade classificou como “lamentáveis” as insinuações sobre a conduta de Claus e afirmou que o profissional “possui reputação ilibada e uma carreira construída com ética, seriedade, dedicação e excelência técnica, sem qualquer episódio que coloque em dúvida sua integridade profissional”.
A federação também destacou o currículo do árbitro, que já participou de duas edições da Copa do Mundo, apitou a final da Copa América de 2024 e soma decisões de diversas competições nacionais. “A Federação Paulista de Futebol reafirma sua confiança e orgulho em contar com Raphael Claus em seu quadro de árbitros e seguirá defendendo seus profissionais diante de qualquer tentativa de desqualificação injusta ou ofensiva”, diz o comunicado.
Da mesma maneira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu posicionamento refutando as alegações. “Trata-se de um profissional exemplar, cuja carreira é amplamente respaldada por avaliações técnicas, desempenho consistente e confiança das principais competições nacionais e internacionais”, afirmou a entidade.





