quinta-feira, 23 maio 2024

Folga nos jogos do Brasil na Copa só se você for convocado pelo Tite

 Segundo advogados trabalhistas empresa e funcionário podem fazer acordos

Créditos: Arquivo/Daniel Queiroz/ND

A Copa do Mundo para o Brasil começa no próximo dia 24 e as partidas da seleção na primeira fase caem em dias de semana em horário de expediente. Caso avance de fase, será no mínimo mais um jogo em dia útil, podendo aumentar dependendo da classificação no grupo.

Por isso, quem quiser acompanhar os jogos do Brasil terá de fazer um acordo com o chefe. Por não serem considerados feriados os dias que o Brasil entra em campo, fica a critério da empresa decidir se libera ou não os funcionários para acompanhar as partidas.
Caso decida liberar os funcionários para posteriormente haver compensação de horas, as empresas podem realizar acordos individuais com cada funcionário. Vale lembrar que, as empresas também podem fornecer um local adequado para que os funcionários possam acompanhar as partidas.
O aconselhado por especialistas é que essa compensação aconteça no mesmo mês para que não gere banco de horas. O que também pode acontecer é as empresas estipularem horários diferenciados, dando assim, a possibilidade de o funcionário estar livre de suas obrigações durante os jogos, baseando-se nas necessidades da empresa e nos afazeres de cada setor, respeitando o limite máximo de 10 horas trabalhadas por dia.
De acordo com o professor de direito do trabalho da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Leandro Antunes, nos casos em que a empresa permite que o funcionário assista aos jogos nas dependências do local de trabalho e não gaste tempo com deslocamentos, geralmente, não é descontado esse tempo do empregado, já que ele ficou à disposição da empresa.

Caso empresa e funcionário não entrem em um acordo, os dias de jogos seguem com expediente normalmente. Funcionários que não cumprirem com suas obrigações e faltar nesses dias, poderão ser advertidos e até demitidos, caso receba três faltas que não sejam justificadas.

Em caso de trabalho em Home Office, os acordos permanecem. Empresa e funcionário devem estar cientes do combinado para que nada fora do previamente decidido seja descumprido por nenhuma das partes.

A seleção brasileira entra em campo nos dias:

Jogo 1 – Brasil x Sérvia
Quinta-feira: 24 de novembro, às 16h

Jogo 2 – Brasil x Suíça
Segunda-feira: 28 de novembro, às 13h

Jogo 3 – Brasil x Camarões
Sexta-feira: 2 de dezembro, às 16h

Caso avance até a final, as partidas ocorrerão nos seguintes dias e horários:
Oitavas de final, no dia 5 de dezembro (segunda-feira), às 16h (1º lugar do grupo), ou no dia 6 (terça-feira), às 16h (2º lugar no grupo)

Quartas de final, no dia 9 de dezembro (sábado), às 12h (1º lugar no grupo), ou no 10 de dezembro (domingo), às 12h (2º lugar no grupo)

Semifinal, no dia 13 de dezembro (terça-feira), às 16h (1º lugar no grupo), ou no dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 16h (2º lugar no grupo)

Jogo que define o 3º lugar da competição, no dia 17 de dezembro (sábado), às 12h

Final, no dia 18 de dezembro, (domingo), às 12h. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também