Começa neste sábado (15) o Campeonato Barbarense de Futebol, categoria Veterano, formado por 13 equipes, cuja idade mínima dos atletas inscritos é de 35 anos. A competição, que conta com a participação de uma grande quantidade de ex-jogadores profissionais, terá seis jogos na rodada inaugural, no centro esportivo Mirzinho Daniel, no campo do jardim Laudissi e no Centro Social Urbano (CSU). O torneio será disputado até 18 de abril quando será disputada a decisão.
As partidas de abertura do torneio acontecem em rodadas duplas, com jogos tendo início às 13h45 e 15h30. Para o Mirzinho Daniel estão programados TUSB x SAEB e São Joaquim x Barco Loko. No Laudissi, Romano x Criciúma e Red Bull x TNT. E no CSU, jogam Unidos do Orquídeas x Resenha e Jardim Brasília x Atlético Pérola. Vice-campeão do ano passado, o Lava Jato cumpre folga.
Dentre os atletas inscritos para essa competição, destaque para Pituco, revelado pelo Rio Branco e que acumula passagens por equipes da Irlanda e da Itália; Dias, campeão brasileiro pelo Vasco da Gama no ano 2000; e Vágner, ex-Guarani, Atlético-MG e São Caetano.
Jogadores com passagens marcantes por clubes da região também estarão em ação no torneio, casos de Henrique, Cláudio Britto e Melinho, dois dos maiores ídolos da história recente do União Barbarense, e Ronaldo, Jonas, Bruno, Carlos Eduardo e Clayton, todos revelados nas categorias de base do Rio Branco. Há ainda casos de atletas que atuaram nos dois rivais, como Paulo Santos e Butty.
REGULAMENTO
Os participantes foram divididos em três chaves na 1ª fase. O grupo A é formado por Lava Jato, TUSB, São Joaquim, Barco Loko e SAEB; o B conta com Romano, Red Bull, TNT e Criciúma do Laudissi; e o C é composto com Unidos do Orquídea, Jardim Brasília, Atlético Pérola e Resenha. Campeão de 2019, o São Fernando não participará da edição deste ano.
Na fase inicial, as equipes se enfrentam dentro das chaves, em turno único. Avançam à etapa seguinte, os três primeiros colocados do grupo A, os dois primeiros de B e os dois primeiros de C, além do melhor terceiro entre B e C. Na sequência do torneio, outros dois grupos serão formados. O mata-mata começa a partir das semifinais.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
XV de Piracicaba anuncia Brenno Presotto como gerente de futebol
Ex-goleiro retorna ao clube que o revelou após quase quatro anos no Rio Branco, onde participou da campanha do título da Série A4 e do acesso à Série…
Piracicaba conquista o ouro no futebol masculino com goleada de 8 a 0 contra São José dos Campos
Na classificação final, Piracicaba somou 74 pontos e terminou sua participação na principal competição esportiva entre municípios do interior do Estado no décimo lugar
Rio Branco anuncia saída do gerente de futebol Brenno Presotto
Dirigente estava no clube desde 2022 e participou da campanha do acesso à Série A3 e do título da Série A4, em 2024