quarta-feira, 24 abril 2024

Americana terá 5 novos reservatórios de água

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), assinou ontem a ordem de serviço para a construção de quatro novos reservatórios de água na cidade. Somados a um quinto reservatório a ser construído por uma empresa como contrapartida ao município, as novas estruturas, quando prontas, vão aumentar em 30% a capacidade de reservação de água.

Os reservatórios licitados pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) serão construídos nos bairros São Roque, Jardim Brasil, São Luiz e Chácara Letônia, com investimentos de R$ 8,9 milhões. A quinta unidade, no Parque Novo Mundo, será custeada por uma construtora como contrapartida para a realização de obras na área de habitação.

O trabalho será realizado pela empresa Eurotanks, vencedora da licitação, e deve ser concluído em cerca de 10 meses após o início das obras – o que deve ocorrer em até 45 dias, após a primeira etapa de análise de solo e definição do projeto e tipo de fundação. O primeiro equipamento a ser entregue será o do bairro São Roque, seguido pela unidade do Jardim Brasil (que abastece a região do Antonio Zanaga), Chácara Letônia e São Luiz. Os reservatórios, em aço vitrificado, são fabricados na Áustria. Cerca de 300 tanques semelhantes em todo o País já foram instalados pela Eurotanks, que garante a durabilidade do equipamento. “Temos relatos de tanques de 70 anos de atividade com pouquíssima manutenção”, destacou o diretor da empresa, Guilherme Toscano.

Os reservatórios do São Roque, Jardim Brasil e Chácara Letônia (região da Praia dos Namorados) terão capacidade para 2,5 milhões de litros, e o do São Luiz, para 1 milhão de litros de água. Também será construído um reservatório no Parque Novo Mundo, pela Construtora MRV, com capacidade de armazenar 1 milhão de litros. Os novos equipamentos vão permitir ao DAE armazenar o volume adicional de água tratado pelos novos decantadores – entregues no mês passado.

Ontem, dia da semana de maior consumo de água na cidade, o DAE tinha armazenados 18 milhões de litros. “Com a reforma que o prefeito entregou mês passado, aumentamos a capacidade de produção e hoje durante a madrugada temos que desligar parte da captação porque não tem onde colocar. Temos capacidade de produzir mais água, mas não temos capacidade de armazenar.

Agora, vamos ter”, destacou o diretor do DAE, Carlos César Gimenez Zappia. O prefeito destacou o ganho para Americana. “Estou muito feliz em assinar a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos para que a população tenha a garantia de abastecimento e qualidade da água. É um investimento muito importante para a cidade. É uma tecnologia de montagem mais rápida. São equipamentos importados da Áustria e têm qualidade de última geração em reservatórios. Estamos avançando cada vez mais com investimentos no abastecimento e tratamento de esgoto, uma das prioridades do nosso governo”, disse o prefeito Omar Najar.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também