quarta-feira, 22 maio 2024

07 de abril, um dia de defesa da liberdade

Por Danilo Bueno, jornalista, editor e apresentador da TV TODODIA
Por
Danilo Bueno
Foto: Arquivo

Neste dia 07 de abril celebra-se o dia do jornalista. Infelizmente, nos últimos anos não vimos tendo bons motivos para comemorar, tantos são os ataques que sofremos de diversas camadas sociais e justamente por isso nunca foi tão importante enfatizar o óbvio.

Os jornalistas são profissionais fundamentais para o funcionamento democrático de uma sociedade. Eles desempenham um papel crucial na garantia da liberdade de expressão, no acesso à informação e no controle do poder.

Em primeiro lugar, jornalistas são responsáveis por fornecer aos cidadãos informações verídicas e relevantes sobre o mundo que os cerca. Desempenham um papel fundamental na difusão de notícias e análises sobre os acontecimentos nacionais e internacionais, permitindo que as pessoas estejam informadas e participem do debate público. Além disso, jornalistas desempenham um papel importante na denúncia de abusos de poder e corrupção, contribuindo para a transparência e a responsabilidade dos governos e instituições públicas.

Em segundo lugar, jornalistas são defensores da liberdade de expressão e do acesso à informação. Lutam por direitos fundamentais que são essenciais para o funcionamento de uma sociedade democrática.

Jornalistas desempenham um papel fundamental na garantia da liberdade de imprensa, que é um pilar da democracia e um baluarte contra a tirania e a opressão. Além disso, jornalistas desempenham um papel importante na defesa do acesso à informação, garantindo que os cidadãos tenham acesso aos dados e informações que precisam para tomar decisões.

Outro ponto importante a ser dito é que jornalistas são um contrapeso ao poder.

Estes profissionais desempenham um papel social ao trazer à luz fatos que poderosos de qualquer posição do espectro político gostariam de manter escondido, como por exemplo crimes de ordem econômica, negociatas, e até mesmo sequestros e mortes que já aconteceram na história recente de nosso país. Para isso, o jornalista se faz valer das garantias constitucionais e da lei de acesso à informação, além do direito de se proteger o sigilo de sua fonte e nessas vezes se põe em risco para garantir o seu ofício.

De um certo modo podemos dizer que quando os extremos,da esquerda e da direita, atacam a imprensa e seus profissionais, isso serve de sinalização que estamos cumprindo o nosso papel. Porque o bom jornalismo incomoda quem tem o que esconder!

Tristemente, não apenas no Brasil, uma parcela considerável da sociedade tem se perdido nas narrativas desses grupos que não querem largar o poder, criando uma distopia da verdade e conduzindo o povo como uma massa de manobra. E é por isso que incomodamos! Porque o jornalista persegue incansavelmente a verdade, mesmo que isso lhe custe um preço muito alto, como a sua liberdade.

Por isso, é fundamental que a sociedade reconheça a importância dos jornalistas e garanta a sua independência.

O jornalista convida a sociedade a conhecer e encarar os fatos. E é apenas com o compromisso de buscar apresentar sempre a verdade, a qualquer custo, que este profissional pode ser chamado como tal.

Reconheça, valorize e se defenda o jornalismo e o jornalista. Porque só com imprensa livre é que existe liberdade!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também