segunda-feira, 4 dezembro 2023

A Cruz

Por Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano 

Constantino passou para a história como o primeiro imperador do Império Romano a “professar” o Cristianismo. A história, quase uma lenda, conta que nas vésperas da batalha da ponte Mílvia, em outubro de 312, contra as forças de Magêncio, ele sonha com uma cruz e nela estava escrito em latim: “In hoc signo vinces“. No dia seguinte, um pouco antes da batalha acontecer, mandou que pintassem uma cruz nos escudos dos soldados, conseguindo assim uma vitória esmagadora sobre as forças de Magêncio.

Não sabemos se a história de Constantino é verdadeira. Mas, o fato é que a cruz é símbolo do Cristianismo. Em qualquer lugar do mundo, quando olhamos para a Cruz não temos como não lembrar de Jesus Cristo e aquilo que ele fez por nós. O símbolo tem essa capacidade, a de nos remeter a algo maior que ele próprio.

A cruz é sinal da vitória. Ela está vazia, apontando para a ressurreição de Jesus Cristo. Ele venceu a própria morte. No dizer do apóstolo Paulo, por causa da cruz, “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Assim, nada, absolutamente nada, “poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

A cruz é sinal de vitória. Vitória do amor de Deus. O Deus que se revela nas Escrituras é Deus amoroso, dando-nos a oportunidade de chamá-lo de “Pai nosso“. É o que Ele é. Pai amoroso que entrega seu Filho para acolher outros tantos. A cruz é sinal de mais deste amor.

Os cristãos reformados entoam um hino que diz: “Rude cruz se erigiu, / Dela o dia fugiu / Como emblema de vergonha e dor. / Mas eu sei que na cruz, / Nesse dia Jesus / Deus a vida por mim, pecador”.

Assim, nós amamos a mensagem que este símbolo nos apresenta. Com ela somos vencedores. Ela apresenta-nos uma mensagem desafiadora. A mensagem do Ressurreto, do Cristo de braços abertos que acolhe a todos. Que a todos oferece amor e compreensão.

Que a mensagem da cruz nos torne mais humanos e mais fraternos.

É isto!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também