domingo, 5 maio 2024

Começou o ano

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo Pessoal

Já faz parte do imaginário popular que o ano, no Brasil, só começa após o carnaval. Os últimos acontecimentos no país parecem colaborar com esta ideia. O ano de 2024 promete. O mês de fevereiro, além da folia, foi um mês cheio de novidades.

O fato mais comentado na imprensa nacional e internacional foi a fala, de improviso, na Etiópia, do presidente Lula. Em minha modesta opinião, fala exagerada quando compara a situação do conflito na faixa de Gaza com o holocausto. Reconheço que a fala serviu para aumentar a pressão sobre o governo israelense no sentido de um cessar fogo imediato e encontrar o caminho da paz e do diálogo. Creio que nem Lula poderia mensurar a repercussão de sua fala. Um sinal para sua assessoria ficar alerta com suas falas de improviso. Um chefe de Estado falar de improviso sobre temas tão delicados e complexos pode colocar muita coisa a perder. A conferir.

Outra situação que colabora com a ideia que o ano de fato começou foi a oitiva na Polícia Federal do alto comando do finado governo de 2018-2022. É verdade que alguns deles usaram o direito de permanecer em silêncio. Parece-me que, quem resolveu falar foram só o ministro da Justiça e o atual presidente do Partido Liberal. O inquérito continua. Lembro que Lula, quando arguido em tempos idos, nunca usou da prerrogativa do silêncio como argumento para se defender. A conferir o resultado desta situação em que a Polícia Federal está apurando. Foi interessante saber também que um presídio militar já está com algumas celas reformadas para receber novos visitantes. A conferir.

Outra situação que aponta para o início do ano após o carnaval, é a manifestação convocada para hoje na cidade de São Paulo. A razão da manifestação é destituída de razoabilidade. Uma manifestação oca, sem nenhum sentido e objetivo claro, lembrando as “motociatas” que saíam do nada e iam para lugar nenhum. Escrevo este artigo antes do evento. Não sei quais serão os desdobramentos deste domingo, 25 de fevereiro, no centro da maior cidade do país.

Ah! E ainda tem as eleições municipais! De fato, o ano que se inicia após o carnaval será por demais interessante. Em todos os municípios a justiça eleitoral promoverá as eleições. É a festa da democracia. O ano de fato começou! Mas, as eleições merecem um artigo à parte.

Bom domingo a todos.

É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também