domingo, 3 março 2024

Gratidão

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo Pessoal

Você é uma pessoa agradecida? Pessoalmente, tenho muito medo de cometer o pecado da ingratidão. Estamos nos aproximando do final de mais um ano. Quando olhamos para trás, tenho certeza absoluta que todos nós, sem nenhuma exceção, temos motivos para a gratidão.

A gratidão é um desafio de Deus para nossa vida. Nas Escrituras Sagradas é um tema que aparece com muita intensidade. Elas nos ensinam a desenvolver uma vida de gratidão. Paulo, o apóstolo dos gentios, desafiava os cristãos de Tessalônica escrevendo-lhes para que fossem gratos em tudo. “Em tudo dai graças…”. Que tremendo desafio. Não gostamos de agradecer. Gostamos é de murmurar, de reclamar. É muito mais fácil.

O médico Lucas registrou em seu evangelho o episódio em que Jesus curou dez leprosos. Todos pediram socorro, cura. Somente um, um estrangeiro, voltou para agradecer. Jesus cobra a ingratidão dos demais. “Não eram dez? Onde estão os outros nove?”, pergunta ele. Para a gratidão há uma quebra considerável.

O apóstolo escreveu uma carta aos cristãos da cidade de Filipos. Escreve da prisão. Mesmo sem sua liberdade, ele escreve essa carta com o tema da alegria. Nessa pequena carta ele diz que “aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação”. Ele não sabia. Aprendeu. Quando aprendemos a viver contente em toda e qualquer situação temos condições de desenvolver uma vida de gratidão plena. Desafio você a olhar para sua vida e descobrir em sua existência motivos e mais motivos para agradecer. Não importam as circunstâncias, agradeça. Lembre-se da orientação de Paulo: “Em tudo dai graças…” Aprendamos a lei do contentamento. Sejamos agradecidos.

Quando fazemos um favor a alguém, gostamos de ouvir um “obrigado”. Quando a pessoa que recebeu o favor não agradece, reclamamos: “Puxa vida! Nem um obrigado?”. Creio que Deus reage da mesma maneira. Ele se alegra quando nos movimentamos em direção a Ele com gratidão em nossos lábios.

2023 está chegando ao seu final. Você está vivo mesmo após uma pandemia que assustou o mundo. Agradeça. Agradeça até mesmo pelas circunstâncias adversas. Elas nos fazem crescer e amadurecer. Agradeça a Deus pelo dom da vida, pela dádiva da existência. Agradeça. Agradeça e agradeça!

Obrigado!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também