Por Cristiano Anselmo
O valor de uma marca está diretamente associado a seus produtos e serviços, desde a atração dos clientes até a entrega. As exigências do mercado e os processos de logística têm apresentado uma evolução rápida e frequente, demandando atualização constante por parte das empresas, o que exige uma atenção cada vez maior com a entrega.
Nesse contexto, o planejamento estratégico, que conta com diversos fatores, tem de ser adaptado para contemplar a entrega física como novo pilar fundamental, pois a concorrência vem com inovações tecnológicas e um exército de entregadores que têm que cumprir prazos curtíssimos para manter sua remuneração.
A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce. O aumento que era previsto até 2025 foi antecipado para 2021, já que as compras em lojas físicas ficaram muito restritas com as medidas para contenção da contaminação. A necessidade de agilidade na entrega tornou-se urgente. Por um lado, o cliente, que antes ia à loja e já trazia consigo seu produto, agora fica aguardando-o ansiosamente em casa. Por outro, para a loja tornou-se inviável atender a tanta demanda com os mesmos processos de antes, pois as entregas levariam dias na fila até serem atendidas.
Essa agilidade na entrega, no entanto, já está se tornando comum, devido à evolução forçada dos últimos dois anos nas compras online. Para que a entrega se torne um diferencial, o processo de entrega tem de se mostrar capaz de atender a demanda dentro de um dia ou, em alguns casos, dentro de uma hora.
Essa estratégia é possível se houver, com apoio total de novas tecnologias, um rígido controle de estoque – para não causar ruptura e não ter o que entregar – e também contar com fornecedores de serviço de entrega confiáveis e bem amarrados por contratos que tenham a previsão dessa modalidade, com táticas que permitam contornar problemas eventuais como falta de entregadores e quebras de veículos no percurso, entre outras situações do dia a dia.
Toda essa agilidade pode afetar o custo da entrega. Porém, a abundância de fornecedores de serviços de logística no mercado fez com que o frete para locais próximos ficasse com bons níveis de preços. É possível, dependendo do valor dos produtos vendidos, oferecer frete gratuito. Esse cálculo tem que ser feito para cada produto, pois o peso e o volume influenciam diretamente no preço. O importante é manter o valor o menor possível, para que não se torne uma barreira para a compra.
Nesse contexto, o planejamento estratégico, que conta com diversos fatores, tem de ser adaptado para contemplar a entrega física como novo pilar fundamental, pois a concorrência vem com inovações tecnológicas e um exército de entregadores que têm que cumprir prazos curtíssimos para manter sua remuneração.
A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce. O aumento que era previsto até 2025 foi antecipado para 2021, já que as compras em lojas físicas ficaram muito restritas com as medidas para contenção da contaminação. A necessidade de agilidade na entrega tornou-se urgente. Por um lado, o cliente, que antes ia à loja e já trazia consigo seu produto, agora fica aguardando-o ansiosamente em casa. Por outro, para a loja tornou-se inviável atender a tanta demanda com os mesmos processos de antes, pois as entregas levariam dias na fila até serem atendidas.
Essa agilidade na entrega, no entanto, já está se tornando comum, devido à evolução forçada dos últimos dois anos nas compras online. Para que a entrega se torne um diferencial, o processo de entrega tem de se mostrar capaz de atender a demanda dentro de um dia ou, em alguns casos, dentro de uma hora.
Essa estratégia é possível se houver, com apoio total de novas tecnologias, um rígido controle de estoque – para não causar ruptura e não ter o que entregar – e também contar com fornecedores de serviço de entrega confiáveis e bem amarrados por contratos que tenham a previsão dessa modalidade, com táticas que permitam contornar problemas eventuais como falta de entregadores e quebras de veículos no percurso, entre outras situações do dia a dia.
Toda essa agilidade pode afetar o custo da entrega. Porém, a abundância de fornecedores de serviços de logística no mercado fez com que o frete para locais próximos ficasse com bons níveis de preços. É possível, dependendo do valor dos produtos vendidos, oferecer frete gratuito. Esse cálculo tem que ser feito para cada produto, pois o peso e o volume influenciam diretamente no preço. O importante é manter o valor o menor possível, para que não se torne uma barreira para a compra.
Com a implantação da entrega com esse perfil de entrega-relâmpago, o comércio e a indústria poderão inaugurar uma nova era na logística, fazendo com que o encantamento ao cliente, nesse quesito, atinja um grau máximo. Sempre lembrando que a entrega é importante, mas a qualidade do produto é o que deixará a melhor impressão possível.