quarta-feira, 19 junho 2024

O deus que habita em nós

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho

Celebramos hoje, em todo o mundo cristão, um dia muito especial na história da igreja. O Pentecostes, marcando a descida do Espírito Santo sobre a vida do povo de Deus. Cinquenta dias após a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, ele cumpre sua promessa e vem ficar no meio de seu povo. O Deus que está acima de todos prefere ficar no meio de todos.

A descida do Espírito Santo marca o início do fim. Estamos vivendo a etapa derradeira da história. O fim já começou.

A descida do Espírito Santo marca também o cumprimento de promessas proferidas pelos antigos profetas. O apóstolo Pedro, em seu discurso, no dia do evento, explica exatamente isso, mostrando que a descida do Espírito Santo era momento propalado pelos profetas, especificamente, pelo profeta Joel. A promessa foi cumprida. Não estamos órfãos. O Deus misterioso, “o vento impetuoso” está entre nós. Aquele que não se deixa definir está em nosso meio.

A descida do Espírito Santo é também momento fundante da capacitação da igreja. A missão da igreja não acontece divorciada da presença e influência do Espírito Santo. O poder para testemunhar é oriundo da presença misteriosa do Espírito Santo entre nós. A igreja é testemunha do Senhor Jesus Cristo no mundo. Não temos como ser testemunha de Jesus Cristo sem a influência e a assistência do Espírito Santo sobre nós. A igreja não tem o Espírito Santo. Mas, o Espírito Santo a tem. Ele é aquele que não se deixa possuir, mas pode possuir a quem Ele quiser. Ele é o “vento impetuoso”, vento misterioso que ninguém sabe de onde vem nem para onde vai. Ele é aquele que sopra onde quer soprar.

Vem, Espírito Santo! Vem sobre nós! Estamos em suas mãos. Plenifica nossa vida. Consola-nos. Quebranta-nos. Transforma-nos. Transborda-nos. Opera em nós. Faze-nos ser testemunhas do teu amor. Dá-nos a consciência que estás em nosso meio. Espírito Santo, o Deus que habita em nós! Celebremos!

É isso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também