domingo, 19 maio 2024

OS AXIOMAS DA REFORMA

Por
Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho

Axioma é uma palavra grega, e também latina, que significa uma “premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira sem exigência de demonstração”. Um axioma é uma máxima, uma sentença.
Na próxima terça-feira, dia 31, a tradição cristã reformada completará 506 anos. A data fundante é o dia 31 de outubro de 1517, quando o padre alemão Martinho Lutero afixou nas portas de sua paróquia suas 95 teses, ou proposições. Seu gesto desencadeou um desejo latente em muitas pessoas da época, dando início ao movimento que passou para a história como “Reforma Protestante”. Era apenas um início. Não foi uma “marola”. Foi um furacão que varreu a Europa. Um divisor de águas. Para muitos historiadores, a Reforma põe fim à Idade Média, dando passagem à Idade Moderna.
Com o passar dos anos e com certo amadurecimento do movimento reformador, alguns axiomas foram sendo fincados como verdades diretivas da Reforma. Esses axiomas, até hoje, são considerados legados aos cristãos de tradição reformada. Eles traduzem, de forma sintética, as principais sentenças da Reforma. São elas: Só a Fé. Só a Graça. Só as Escrituras. Só Jesus Cristo. Eram quatro, mais tarde foi acrescentada uma última: Soli Deo Gloria, Glórias somente a Deus.
Somente a fé em Jesus Cristo pode produzir a justificação em nossas vidas. Não há nada em mim, ou que eu possa fazer, para me justificar diante de Deus. Só a fé em Jesus Cristo.
Somente a graça. É pela graça de Deus e somente a partir dela que podemos e somos justificados perante a divindade. A justificação, a salvação não é mérito. É graça, pura graça de Deus. E ela é suficiente.
Somente a Escritura é a única fonte autoritativa e normativa para vida da comunidade cristã. Nenhum concílio, nenhum homem ou mulher pode estar acima das Escrituras Sagradas.
Somente Jesus Cristo. Ele é o principal nome da comunidade cristã. Ele é a expressão máxima do ser de Deus. Ele é o início e o fim. Todas as coisas convergem para ele. A justificação de nossa vida só é possível por causa de sua morte e ressurreição. Nossa devoção deve estar cativa somente a ele e a ninguém mais.
E, finalmente, o único ser que merece toda a glória e louvor é o ser de Deus. Glórias somente a Deus. A partir deste entendimento, de glorificar somente a Deus, iremos respeitar todo o mundo criado por Deus. Não há como glorificar a Deus e desrespeitar o ser humano, ou a própria natureza criada e sustentada por Deus.
Esses axiomas, se compreendidos e vividos, podem fazer de nós homens e mulheres melhores. A partir de Cristo, da fé, da graça e das Escrituras podemos dar um novo rumo à sociedade, ou uma sociedade nova, recriada, regenerada a partir de um novo homem em Cristo. Viva a Reforma!
É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também