segunda-feira, 26 fevereiro 2024
Homenagem

Soma, 62 anos

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho

Hoje, dia 16 de julho, o Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana está completando 62 anos de organização. Americana é uma cidade privilegiada com a presença de várias organizações não governamentais que prestam serviços de reconhecida relevância no âmbito de nosso município. O SOMA é uma delas. Na última sexta-feira, dia 14, a data não passou desapercebida. Um delicioso almoço de gratidão foi servido a todos os colaboradores. São 62 anos ininterruptos de serviços prestados. Estavam presentes em 16 de julho de 1961 os seguintes fundadores: Hermes Fanelli, Geraldo Pinhanelli, Antônio Libero Roamenelli, Alcides Seleghini, Florindo Scorsoni, Carlos Grazzi, Fernando Macedo, José Vicente, Durvalino Tozzi, Ercides Angelli, José Gregório de Macedo, José Rodrigues Azenha, Atílio Boschero, Nagiba Maria Risek Maluf, Zuleika Fanelli, Irma Generosa Maria de Jesus e Cleonice Pagotto. O local da primeira reunião foi numa sala cedida pelas irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, no então Colégio Divino Salvador. A vocação do SOMA está no próprio nome. É um serviço voltado para a capacitação de adolescentes com o objetivo de alcançar o mercado de trabalho.

Ao longo desses 62 anos, milhares e milhares de adolescentes receberam a boa influência do SOMA, muitos deles tornaram excelentes profissionais em diversas áreas de nossa sociedade. Já escrevi aqui neste espaço afirmando que não podemos desprezar os pequenos começos. Tenho certeza que, em 16 de julho de 1961, o SOMA era apenas o início de um sonho. Um pequeno passo foi dado de uma longa caminhada que já registra mais de seis décadas. A orientação recebida no SOMA ajuda a forjar futuros cidadãos de bem para o país. os valores reforçados na orientação aos adolescentes auxiliam na formação do caráter de cada um. Quem já conviveu ou convive com os jovens que passaram ou estão passando pelo SOMA sabe do que estou escrevendo. Todos os anos o SOMA atende 500 adolescentes no Programa de Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho.

Registramos os parabéns aos atuais diretores do SOMA, juntamente com os competentes funcionários que se dedicam na formação de nossos jovens. Parabéns, SOMA! Americana agradece o trabalho de vocês!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também