sexta-feira, 3 maio 2024

À espera de 5 milhões de turistas, litoral de SP recebe 3.000 policiais para temporada de verão

Praia Grande, Guarujá e Santos recebem maiores efetivos 

Agentes em Caraguatatuba, durante Operação Verão 2021 (Imagem: Arquivo / Divulgação / Governo de SP)

Três mil e oito policiais militares começam a reforçar a segurança das cidades do litoral de São Paulo até o final de fevereiro de 2023, na Operação Verão. Deflagrada anualmente durante a alta temporada, a operação desloca agentes de outras delegacias de SP para atuarem na costa paulista junto dos efetivos locais.

Estima-se que, no período, a região receba cerca de 5 milhões de visitantes – mais de duas vezes sua população fixa de 1,9 milhão de habitantes – com picos de concentração de turistas no Natal e Ano-Novo.

Segundo informações das prefeituras, a maior parte do efetivo policial vai se concentrar nas cidades da Baixada Santista, que devem receber 2.286 agentes.

Outros 722 policiais vão se concentrar nas cidades do litoral norte. O número de agentes alocados na costa norte, segundo as gestões municipais, é maior que os 600 anunciados pela Polícia Militar.

Recebem os maiores efetivos, Praia Grande, com reforço de 500 policiais, Guarujá, com 450, Santos, com 330, e São Vicente, com 292 agentes.

Em Bertioga, o reforço será de 188 policiais; em Itanhaém de 170, e em Mongaguá, de 160; e em Peruíbe, de 150 agentes. Cubatão, que não tem praias, mas é atravessada por todas as rodovias litorâneas, recebe um reforço de 46 policiais.

Entre as quatro cidades do litoral norte, os maiores efetivos se concentram em Ubatuba e Caraguatatuba, com 250 e 241 policiais, respectivamente. São Sebastião recebe 150 policiais e Ilhabela 81.

Estimativas da gestão municipal de Praia Grande apontam que a cidade pode receber 1,5 milhão de visitantes em seus mais de 22 km de praias somente no período entre Natal e Ano-Novo. No mesmo período, são esperados 1,6 milhão de turistas nas quatro cidades do litoral norte.

Nas estradas, as projeções também são de alta movimentação. No Sistema Anchieta Imigrantes, que concentra as principais vias que levam ao litoral paulista, a concessionária Ecovias estima um fluxo de até 4,8 milhões de veículos do início desta semana até o final de fevereiro. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também