Acusado de atropelar e arrastar motociclista será julgado por homicídio em Nova Odessa
Vítima ficou acamada por mais de dois anos e morreu após complicações dos ferimentos; defesa afirma que buscará a absolvição
Voz gerada por inteligência artificial
O Tribunal do Júri do Fórum de Nova Odessa julga, na quinta-feira (29), às 9h, o homem acusado de matar o motociclista Flávio Henrique Cardoso. Segundo a denúncia, ele atropelou e arrastou a vítima após uma discussão de trânsito, em setembro de 2021.
O caso foi inicialmente registrado como tentativa de homicídio. Após a morte de Flávio, atribuída a complicações dos ferimentos sofridos no atropelamento, a acusação foi alterada para homicídio consumado.
O crime e a alteração da acusação
O atropelamento ocorreu em 21 de setembro de 2021, por volta das 14h, no cruzamento da Rua Pedro Parras de Camargo com a Rua Joaquim Sanches, no Jardim do Éden, em Nova Odessa.
Conforme a denúncia do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), o acusado dirigia um Toyota Etios cinza quando se envolveu em uma discussão com Flávio, que pilotava uma Honda CG 150 Titan. Durante o desentendimento, o motorista teria jogado o carro contra a motocicleta.
Com o impacto, o motociclista caiu, mas o condutor teria continuado a acelerar, arrastando Flávio e a moto por vários metros. Em seguida, fugiu em alta velocidade sem prestar socorro. Marcas analisadas pelo IC (Instituto de Criminalística) indicaram que o veículo deslizou por cerca de 24 metros na contramão.
Sequelas e morte da vítima
Flávio foi socorrido em estado gravíssimo e intubado no Hospital Municipal de Nova Odessa. Depois, foi transferido para o Hospital de Sumaré. Em razão das lesões, ficou acamado e dependeu da ajuda de terceiros por mais de dois anos.
Flávio Henrique Cardoso morreu em 17 de março de 2024, em decorrência das complicações permanentes causadas pelo atropelamento. Após a morte, a promotora Mariana Bernardes Andrade e Silva aditou a denúncia e alterou a acusação de tentativa para homicídio consumado qualificado por motivo fútil.
Pedido de indenização à família
Além da condenação criminal, a Promotoria de Justiça pediu a fixação de um valor mínimo para reparação civil à família, correspondente a 100 salários mínimos.
O pedido considera os custos médicos e de cuidados contínuos assumidos pelos familiares durante os mais de dois anos em que Flávio permaneceu acamado, além dos danos morais e da perda da vítima.
Defesa afirma que buscará absolvição
Os advogados Renan Farah e Jean Carlos de Oliveira, que representam o réu, informaram que vão trabalhar pela absolvição. A defesa sustenta que o caso ocorreu após uma discussão de trânsito. Farah afirmou: “A vítima passou a perseguir meu cliente, que chegou a pedir desculpas, mas na discussão, o motociclista acabou caindo debaixo do carro”.
A família de Flávio também é representada pela advogada Andreza Senna, que atuará como assistente de acusação ao lado do Ministério Público.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Dupla é presa após abordagem a carro furtado em Sumaré
Policiais do 10º Baep localizaram o Renault Kwid durante patrulhamento no Jardim Basilicata; veículo foi recuperado
Homem é preso após Baep encontrar mais de 13 quilos de drogas escondidos em área de mata em Piracicaba
Policiais localizaram compartimento secreto no painel de um carro e, após confissão do motorista, encontraram cocaína, crack, maconha, uma pistola e munições
Mulher relata ameaças de morte e cárcere privado em denúncia contra companheiro em Nova Odessa
Segundo boletim da Guarda Civil Municipal, vítima de 24 anos e filha de 7 anos teriam sido impedidas de sair de casa e de manter contato com familiares
