TV AO VIVO
TODODIA 27 de outubro de 2026
Polícia
OPERAÇÃO EUROPA

Dois são presos após motorista jogar carro contra investigador da Dise em Santa Bárbara; operação apreendeu 15 kg de maconha

Polícia Civil desarticulou esquema que usava carro de aplicativo para transportar drogas

Compartilhar WhatsApp Facebook
Porções de drogas e celulares foram apreendidos. Foto: Dise

A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana realizou na terça-feira (25) a Operação Europa e prendeu dois homens por tráfico de drogas, associação para o tráfico e resistência no Jardim Europa, em Santa Bárbara d’Oeste. Um dos detidos tentou atropelar um investigador ao fugir da abordagem. Na caixa que motivou a perseguição, os policiais encontraram 20 tijolos de maconha, somando 15,6 kg.

Fuga e risco para os investigadores
A ação começou após denúncia apontar que um HB20 cinza era usado para transportar entorpecentes entre Campinas, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Com apoio do Sistema Muralha Paulista, o veículo foi localizado na Rua Grécia. Os policiais flagraram o momento em que uma caixa de papelão era transferida do porta-malas de um VW Polo preto para o HB20.

Ao receber ordem de parada, o motorista do HB20, de 27 anos, acelerou de marcha à ré na direção de um investigador. Os agentes efetuaram disparos, atingindo o veículo. Mesmo assim, o motorista seguiu em fuga e só foi detido na Rua Lituânia, a alguns quarteirões do ponto inicial.

Drogas apreendidas e histórico criminal
A caixa continha 20 tijolos de maconha. O outro suspeito, de 38 anos, apelidado de “Loko”, foi detido pela equipe de apoio. Ele possui histórico criminal por roubo e condenações que somam mais de 15 anos de prisão. Segundo a investigação, o HB20, utilizado como carro de aplicativo, era usado para buscar e transportar drogas até Campinas.

Os dois detidos foram encaminhados à sede da Dise e, posteriormente, levados para a Cadeia Pública de Sumaré, onde aguardam audiência de custódia.

Esta matéria foi útil para você?

Cristiani Azanha TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.