domingo, 5 maio 2024

Defesa Civil controla 4 focos de incêndio em áreas verdes no bairro Santa Maria

Focos de incêndio foram detectados na tarde da última segunda-feira por moradores da região

Por: Isabela Braz

Na tarde desta segunda-feira (16/05), os moradores do bairro Santa Maria, do Sítio São Simão em Sumaré, passaram um susto logo no final da tarde. A Defesa Civil da cidade controlou quatro focos de incêndio em áreas verdes na região próxima aos bairros Matão e Nova Veneza.

Segundo o secretário da Defesa Civil, Demétrio Moreira, as equipes foram encaminhadas imediatamente ao local assim que solicitado pela população. O secretário também alertou a população sobre os riscos do período de estiagem e comentou sobre as operações programadas para evitar casos como esse no próximo mês.

“O tempo está muito seco e o vento ajuda a aumentar o fogo. Pedimos que a população nos acione e, em caso de incêndio criminoso, denuncie. É preciso ter responsabilidade. A população deve ficar atenta e denunciar”, afirmou o secretário da Defesa Civil, Demétrio Moreira.

O Secretário também alerta que quem for flagrado ateando fogo em áreas verdes, pode ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. Conforme a Lei Federal nº 9.605. De 12 de fevereiro de 1998, Art. 41, provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar pena de dois a quatro anos de reclusão e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Em caso de focos de incêndio detectados, as denúncias devem ser realizadas pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

OPERAÇÃO ESTIAGEM

O período de estiagem é a época do ano quando há a diminuição drástica das chuvas, sendo categorizada nesse período quando o solo perde mais umidade do que é reposto pelas precipitações – diferente da seca, que é caracterizada num período extenso que ocasiona um alto desequilíbrio hidrológico

Em decorrência da baixa umidade do ar, há um aumento significativo de queimadas e incêndios em vegetações. Para evitar maiores problemas, a partir do dia 1º de junho, a Defesa Civil vai deflagrar a “Operação Estiagem”. Para prevenir e combater as queimadas florestais durante as fases mais críticas do período.

O órgão desenvolverá ainda a Operação Corta-Fogo, com apoio da Defesa do Estado, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. Uma das medidas previstas para conter os riscos de queimada é o monitoramento 24 horas por dia da URA (Umidade Relativa do Ar), que possibilita ação imediata.

Para a operação, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sumaré formou também um comitê gestor para a operação, contando com a atuação de oito secretarias – de Saúde, Educação, Segurança Pública, Sustentabilidade, Obras, Serviços Públicos e a Guarda Civil Ambiental.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também