FOLHAPRESS
SÃO PAULO
A crise econômica emperrou o desenvolvimento geral dos municípios brasileiros, mas produziu estragos bem mais profundos no mercado de trabalho das mais de 5 mil prefeituras brasileiras.
Dados da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) mostram que, durante a crise, caiu mais da metade o número de cidades desenvolvidas do ponto de vista de emprego e renda. Em 2013 eram 1.761 cidades com desenvolvimento alto ou moderado, número que caiu para 825 em 2016. Para avaliar o nível de desenvolvimento em emprego e renda de um município, a Firjan monitora geração de emprego formal e renda, massa salarial e desigualdade de renda no trabalho formal.
Entre 2013 e 2015, o indicador de emprego e renda do total de municípios brasileiros caiu mais de 20%. Em três anos de crise, mais de três milhões de postos formais de trabalho foram extintos e isso atingiu diretamente os municípios.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Diálogos: produção textual é o tema desta segunda (3), às 11h15
Convidado do semanário é o jornalista e escritor americanense Juliano Schiavo.
Feirão reúne dezenas de pessoas procurando emprego em Santa Bárbara
Vagas eram para diversas cidades da região para todos os níveis de escolaridade e experiência, além de posições específicas para PcDs
‘Diálogos’: classes sociais e a educação é o tema da próxima edição, 16
A convidada que vai debater o assunto é a historiadora Denize Ramos.