sexta-feira, 17 maio 2024

Rafael Brocchi mira na educação

Pré-candidato a deputado federal, o americanense Rafael Brocchi (Democracia Cristã – DC) tem como principal bandeira a reforma do Ensino Fundamental. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Gestão Pública, ele atuou como assessor de imprensa na Câmara de Capivari, trabalhou na Secretaria de Meio Ambiente de Americana, foi assessor de imprensa da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) e mais recentemente trabalhou como gerente da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa).
Esta será a primeira vez que Brocchi concorrerá a um cargo político. Ele está na dobrada com o candidato a deputado estadual de Santa Bárbara d’Oeste, Anísio Tavares (DC).
“Minha principal bandeira como deputado federal é a reforma do Ensino Fundamental. Introduzindo novas disciplinas, como educação empreendedora, educação financeira, ambiental e uma disciplina nova de ética e cidadania. (…) A questão fundamental é trazer o senso crítico para as pessoas. Para que entendam inclusive como funciona a política, quais são as funções de um deputado, vereador, e de que forma podem cobrar o poder público”, afirmou Brocchi em visita ao TODODIA ontem à tarde.
A intenção seria que o aluno desenvolvesse desde cedo matérias relacionadas com as áreas profissionais que mais lhe interessam. “O Michel Temer (presidente do Brasil) criou alguns modelos de escolhas para o aluno no Ensino Médio, em que eles escolhem algumas disciplinas para se aprofundar mais. A base é o Fundamental, tem que mexer nisso antes. Temer não consultou educadores, e sim uma meia dúzia de técnicos. (…) Eu defendo um projeto diferente. Mexer na raiz, na essência, que é o Fundamental. Desse modo, quando os alunos chegarem no Ensino Médio, aí sim eles terão poder de escolha, para optar uma disciplina ou outra. Se não, ele já chega desestimulado no Ensino Médio porque não teve a base forte”, explicou.
O pré-candidato defende também a isenção fiscal para os produtores de alimentos orgânicos e a necessidade de uma maior debate sobre o uso “indiscriminado” do agrotóxico. “Tem estudos que dizem que o Brasil é o País com o maior uso de agrotóxico. Quero discutir uma nova lei que propicie alternativas que sejam menos agressivas para a saúde humana. (…)  Também quero dar isenção fiscal para os produtores de alimentos orgânicos, para que o consumidor tenha poder de escolha. A diferença de valores hoje é muito grande”, disse Brocchi.
“LIBERDADE”
Rafael Brocchi é primo do vereador de Americana, Thiago Brochi (PSDB). Questionado se havia ocorrido alguma conversa com os tucanos devido à ligação de seu primo, Rafael disse que não, pois prezava pela “liberdade de escolha” dentro de um partido. “Sou muito amigo do meu primo. Ele sabe que eu não tenho afinidade nem com PSDB nem com PT. Creio em uma política de pessoas, pensamentos, de compromisso com o cidadão. (…) No DC encontramos essa autonomia de pensamento para escolher”, explicou Brocchi.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também