segunda-feira, 25 novembro 2024
TECNOLOGIA AVANÇADA

Prefeitura de Nova Odessa inaugura Centro de Referência em Infectologia

O novo Centro vai oferecer, em um só local, consultas com médicos infectologistas, testes rápidos, dispensa de medicamentos gratuitos para doenças infectocontagiosas e o tratamento em geral.
Por
Carla Mendrot
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Nova Odessa inaugurou, na tarde desta sexta-feira (01/12), o Centro de Referência em Infectologia (CRI). A unidade, localizada na Rua 1º de Janeiro, nº 280, no Centro da cidade, vai oferecer, em um só local, consultas com médicos infectologistas, testes rápidos, consultas com a Enfermagem, atendimento farmacêutico especializado, dispensa de medicamentos gratuitos para doenças infectocontagiosas e o tratamento em geral.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Paula Mestriner, destacou que a inauguração do CRI representa o sonho de uma década da equipe da Vigilância Epidemiológica. “Agora, os pacientes com doenças como Aids, hepatites virais, sífilis, gonorreia, clamídia, tuberculose e hanseníase não precisam mais se deslocar entre várias Unidades de Saúde e o Hospital Municipal para receberem os diversos atendimentos gratuitos a que têm direito”, afirmou.

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) também ressaltou a importância da inauguração do CRI. “É um sonho realizado que vai melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O CRI vai oferecer um atendimento humanizado e especializado para os pacientes com doenças infectocontagiosas”, disse.

O prefeito também lembrou a importância da realização de testes periódicos para a detecção de doenças infectocontagiosas. “A Ciência avançou muito e as pessoas não morrem mais com Aids, desde que façam o tratamento direitinho. Por isso, é importante que todos façam o teste e, se forem diagnosticados, busquem o tratamento o mais rápido possível”, afirmou.

As atividades no novo CRI começam já neste sábado, dia 2, das 8h às 12, com a realização de um mutirão de atendimentos e testes rápidos do “Dezembro Vermelho”, o mês da conscientização e prevenção da Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e as hepatites B e C.

Nos dias úteis, durante a semana, a equipe orienta os moradores a procurarem qualquer das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 7h às 16h, para fazer gratuitamente um teste rápido e conhecer sua condição sorológica. Além do novo CRI, todas as UBSs oferecem durante o mês a testagem rápida de HIV, sífilis, e hepatites B e C, bem como o acompanhamento e tratamento gratuitos

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também