Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos
Toriyama morreu no dia 1º de março, mas a informação só foi publicada nesta madrugada nas redes oficiais da obra

Faleceu aos 68 anos, o criador de Dragon Ball, uma das franquias japonesas de maior sucesso mundial, Akira Toryama. Ele faleceu no dia 1 de março, mas a informação foi divulgada nesta madrugada (8) nas redes oficiais.
Segundo a nota, o mangaká – nome dado aos criadores de mangás – faleceu devido a um hematoma subdural agudo, quando há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O funeral foi realizado com familiares e poucos parentes.
A morte foi surpreendente para todos, o texto ainda divulgado revela inclusive que Toryama tinha várias obras em andamento.
“Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”, diz o texto.
A nota ainda pede respeito com familiares e revela que um plano futuro para um encontro comemorativo não está decidido, mas se acontecer será comunicado.
História
Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, província de Aichi, no Japão. Iniciou sua carreira em 1978, aos 23 anos com a história Wonder Island publicada na Weekly Shonen Jump, revista de publicação de mangás.
Conquistou sua fama com Dr. Slump (1980), publicada semanalmente na mesma revista durante quatro anos, gerando 18 volumes encadernados, que veio a ser o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama.
Dragon Ball, a série de mangás que traz a história e as aventuras de Goku em busca das sete esferas do dragão veio logo depois, explodindo a carreira do autor, que em quatro décadas revolucionou a indústria japonesa e traz admiradores da história até hoje. A história foi adaptada para séries animadas, jogos, filmes e diversas evoluções dos personagens no passar dos anos.
Na lista de sucessos de Akira, há ainda Cowa! (1998), Kajika (1999), Sand Land (2000) e Neko Majin (2000).
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Reeleito, Lula fala em ‘mudar o jeito de governar este país’
Com 100% das urnas apuradas, Lula registrou mais de 64,2 milhões de votos, o que corresponde a 51,79% dos votos válidos.
Mega-Sena acumula de novo, e previsão para o próximo prêmio é de R$ 300 milhões
Números sorteados excepcionalmente no sábado foram 02 - 03 - 20 - 25 - 39 - 57.
PT pede prorrogação do horário de votação após problemas com ônibus em São Paulo e na Bahia
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou que os pedidos serão analisados