sábado, 23 novembro 2024

Agredir Omar é covardia, diz secretário

O secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, classificou ontem como “covardia” a agressão física do ex-prefeito Diego de Nadai (sem partido), de 39 anos, contra o prefeito Omar Najar (MDB), de 72, após uma audiência no Fórum, na última quinta-feira. 

Para Niuri, Diego agiu com “desequilíbrio” ao agredir o prefeito no rosto. O secretário, que é advogado, avaliou ainda que “a idade do prefeito o encorajou (Diego) a agredi-lo”. 

Conforme o TODODIA noticiou ontem, a confusão ocorreu após o término de uma audiência, na qual Omar foi convocado a testemunhar, em um processo movido pelo Ministério Público contra Diego de Nadai por acusação de desvios de verbas da Educação. 

Omar teria sido chamado de “mentiroso” por Diego durante seu depoimento, e o ex-prefeito chegou a ser advertido pelo juiz. 

A agressão ocorreu logo após o depoimento, quando Omar pediu licença ao magistrado para que constasse, em ata, que não estava mentindo. Mas, ao final da audiência, o prefeito foi golpeado no rosto pelo ex-prefeito, diante do juiz André Carlos de Oliveira, da 1ª Vara Criminal de Americana, e do promotor Sérgio Buonamici, além de advogados das duas partes, que separaram a briga. 

Na ata da audiência, ficou registrado apenas um “entrevero” entre as partes. O juiz, nem o promotor quiseram comentar o caso. 

Omar Najar saiu do Fórum e foi à Delegacia registrar Boletim de Ocorrência e passar por exame de corpo de delito. O prefeito prometeu acionar a Justiça contra Diego, que por sua vez disse ter sido “ofendido” por Omar durante a audiência, e não confirmou, mas não negou a agressão. 

O juiz e o promotor foram arrolados no Boletim de Ocorrência como testemunhas, assim como um estagiário e uma escrivã, além dos advogados das partes, todos presentes na hora. 

ATO COVARDE 

Ontem, o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, defendeu que o relato do prefeito na audiência – e que teria sido pivô da reação de Diego – não trouxe novidades ao réu. 

“O Valmir (Frizzarin, ex-secretário de Fazenda do governo Omar), eu próprio e outros secretários já falaram as mesmas verdades e outras mais, além das que foram ditas pelo prefeito! Acho que a sinceridade com que o prefeito expôs sua visão dos fatos o levou (Diego) ao desequilíbrio, e a idade do prefeito o encorajou a agredi-lo, num ato de absoluta covardia, levando em conta o porte (físico) e a idade do réu frente os 72 anos da testemunha (Omar)”, declarou Niuri. 

Para o secretário de Negócios Jurídicos, Diego tirou proveito da situação, em um ato de desequilíbrio. 

“O Valmir Frizzarin, por exemplo, já reiterou diversas vezes, na frente dele, Diego, as mesmas verdades que o prefeito disse! O Valmir é um cara grandão, forte, como ele (Diego)! Não tem 72 anos de idade! Agredir mulher e uma pessoa idosa não tem outro nome senão covardia!”, afirmou Niuri. 

Ontem, o prefeito recebeu centenas de mensagens de apoio em suas redes sociais após revelar a agressão (leia ao lado). 

Por meio de Assessoria de Imprensa, a prefeitura informou, em nota, que “uma vez que foi agredido diante de um juiz dentro do Fórum em uma sala de audiência, o prefeito entende que a autoridade para qualquer atitude naquele momento cabia ao magistrado”. 

O advogado do prefeito, que estava presente à audiência, Pablo Verner de Oliveira Brito, concorda. “Tecnicamente, o cidadão pode em algumas situações dar voz de prisão, mas diante das autoridades competentes presentes, seria uma questão de cortesia esperar uma atitude (das autoridades)”, declarou o advogado. 

Na quinta-feira, Diego de Nadai não confirmou, mas também não negou a agressão física. “Esse homem (Omar) está acostumado a ofender todo mundo! Há 5 anos aguento calado calúnias e mentiras e sempre me defendo na justiça! Hoje (anteontem) fui xingado e ofendido novamente! Um homem que tem honra e sangue na veia não aguenta mentira!”, limitou-se a declarar Diego de Nadai. Ontem, o ex-prefeito não falou. 

PREFEITO RECEBE APOIO POPULAR NAS REDES  

O prefeito Omar Najar recebeu centenas de mensagens de apoio ao publicar nas redes sociais um desabafo sobre a agressão que sofreu. 

Na quinta-feira mesmo Omar publicou a seguinte mensagem no Facebook: 

“Hoje (quinta) fui agredido covardemente por um desequilibrado, enquanto cumpria meu papel como cidadão e prefeito, informando à Justiça os desmandos que encontrei na prefeitura quando assumi. Fui lá convocado pelo Ministério Público e apenas prestei informações que são reais e podem ser provadas, não disse mentiras e sequer me dirigi a esse cidadão (Diego)”, escreveu. Omar prometeu processar Diego pela agressão. “Infelizmente o desequilíbrio e o desespero o fizeram me agredir. Estou bem, vou tomar as providências que tiver de tomar na Justiça, que é como pessoas civilizadas agem”. 

O prefeito recebeu centenas de mensagens de apoio, como de Camila Cristina: “Espero que esteja bem prefeito, e espero que coloque esse “cidadão” na cadeia, que aliás já deveria estar lá há muito tempo”. 

Quem também se solidarizou foi Vany Ciamarro: “Um ingrato…deixou a prefeitura falida e você foi o único que colocou ordem na casa, infelizmente muita inversão de valores…fique bem, levanta a cabeça e segue a tua intuição. Sinto muito!”, publicou.Omar também foi elogiado por Jarbas Ferreira: “Uma pena. Controle emocional é preponderante nessa situação. Parabéns pelo seu comportamento, sr. prefeito”. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também