O setor de obras da Prefeitura de Americana está realizando, desde segunda-feira (17), a instalação de uma caixa de galeria na Rua Anhanguera, no centro da cidade. A intervenção tem o objetivo de diminuir as chances de criação de espelhos d’água e pontos de alagamento na região nos dias de chuva.
Todo o sistema de funcionamento da caixa de galeria exige a instalação de uma tubulação apropriada. Devido a isso, o asfalto foi perfurado para que o trabalho seja realizado.
Os trabalhos devem durar até o fim da semana com a reconstrução do asfalto. “A instalação da caixa é para estar finalizando até o final da tarde, vamos estar nivelando ela e, no mais tardar, até sexta-feira vamos estar fazendo toda a recomposição asfáltica”, disse Helber da Silva, encarregado de obras da prefeitura de Americana.
As perfurações no solo são profundas, muitos trabalhadores estão atuando na instalação e o maquinário utilizado é extenso. Devido a isso, o trecho, localizado próximo ao Mercado Municipal, está passando por interdições o que inevitavelmente causa transtorno aos motoristas que passam pela via e aos comerciantes que trabalham na região.
Duas estratégias principais têm sido utilizadas para interdição. A primeira é o bloqueio no encontro entre a Rua Anhanguera com a Avenida Dr. Antônio Lobo, forçando os motoristas acessarem a Rua Mal. Deodoro. Outro modelo tem sido o bloqueio na Praça Quinze de Novembro para quem vem sentido Mercado Municipal, e liberação de um trecho contramão da Avenida Dr. Antônio Lobo para seguimento do fluxo de quem vem sentido ao terminal rodoviário.
“A gente pede desculpas aos munícipes pelo transtorno, mas é necessário. A gente trabalha com caminhão, máquinas e tem que ter a interdição para ter a proteção dos funcionários da prefeitura e do próprio munícipe”, frisou Helber.