sábado, 27 abril 2024

Prefeitura de Hortolândia reforça campanha de adoção de animais domésticos

A fim de encontrar lares aconchegantes para os animais domésticos abrigados hoje no DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), a Prefeitura intensifica a campanha permanente de adoção de cães e gatos, “Encontre um Amigo”. A ideia é aproveitar o espírito natalino e sensibilizar tutores que possam cuidar destes bichinhos com amor e dedicação.  

Para adotar este novo amigo, gratuitamente, basta procurar o DPBEA, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Departamento está localizado na Rua Athanázio Gigo, 60, no bairro Chácaras Recreio 2.000. O interessado precisa ter 18 anos ou mais e apresentar RG ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência. Ao adotar, o munícipe precisará ainda assinar um termo de guarda responsável. 

Atualmente, há no espaço aproximadamente 200 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes e adultos, todos SRD (sem raça definida) ou vira-latas, como se costuma dizer. “Temos uma grande variedade de animais para agradar todos os gostos. Todos estão vermifugados e saudáveis”, comenta o gerente do DPBEA, Claudinei Prazeres. De acordo com o diretor Vanderlei Fernando Azevedo, todos os animais são também vacinados contra a raiva. “Com a campanha, pretendemos diminuir o abandono de animais na cidade, encontrando para eles este novo lar”, afirma Azevedo. 

GUARDA RESPONSÁVEL 

Como medida de proteção e bem-estar animal, a Prefeitura lançou, no início do ano, o guia “Guarda Responsável – Projeto Encontre um Amigo”. O informativo orienta as pessoas sobre os direitos e deveres do tutor ao adotar um animal. Quem vai ao DBPEA com a intenção de adotar um cão ou gato recebe o folheto com instruções para tratar do animal de maneira adequada. O guia traz, ainda, precauções a serem tomadas com a saúde do bichinho de estimação. 

Para efetuar a adoção, o tutor tem de cumprir os critérios estabelecidos na cartilha. Abandonar e maltratar animais é crime pela Lei Federal nº 9.605/98. Denúncias de maus tratos aos animais podem ser formalizadas no DPBEA, por meio dos telefones 3897-3312 ou 3897-5974. 

CONFIRA AS DICAS DE GUARDA RESPONSÁVEL:

  • não deixar o bicho de estimação solto na rua;
  • ter disponibilidade para ele e oferecer muito afeto e atenção;
  • manter sempre o animal na coleira e com identificação referente ao nome do dono e telefone;
  • possuir espaço físico no imóvel proporcional ao porte do animal;
  • realizar visitas regulares a um veterinário para vacinas anual
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também