O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou que vai multar em R$ 100 pessoas que forem flagradas sem máscara em Campinas a partir de amanhã. O anúncio foi feito ontem, durante live do prefeito.
Jonas revelou que hoje será publicado decreto com detalhes da nova medida. Ele havia dito semana passada que cogitava aplicar a multa. Até então, Campinas apenas orientava as pessoas flagradas sem máscara.
“Já foi mais do que divulgado o uso da máscara e houve muita distribuição gratuita por parte da prefeitura. Quem não está usando não pode se dizer desavisado, está cometendo desobediência civil”, alegou o prefeito.
As autuações poderão ser filmadas e até que a multa seja paga, ela ficará atrelada aos dados pessoais do munícipe flagrado sem a proteção. Se a pessoa não quiser pagar a multa ela poderá doar uma cesta básica. Segundo o prefeito, os valores arrecadados vão para o Fundo Municipal de Solidariedade, para ajudar pessoas em vulnerabilidade social.
Jonas citou regiões do Estado que voltarão a ter aumento de casos e internações e que podem regredir de fase e frisou que não ia falhar por omissão.
“Não pode cair na armadilha de relaxar, de achar que está tudo bem. Não está, é uma doença traiçoeira”, afirmou.
Campinas teve ontem seis mortes e 50 casos de coronavírus, e totaliza 24.289 infectados, com 885 mortes.