![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-23-1-1024x576.png)
A Câmara Municipal de Americana votou seu primeiro Projeto de Lei da legislatura, em sessão realizada na tarde desta terça-feira (11). Incluído na pauta em regime de urgência, a proposta do Executivo pedia a revogação da concessão de uso de um imóvel pela Associação Arte de Vencer. A medida foi aprovada, por unanimidade, em primeira discussão.
O trabalho da Organização Não Governamental buscava resgatar e valorizar traços de manifestações que ainda resistem, como os ritos afrobrasileiros, rap, capoeira e maracatu.
O executivo justificou que a concessão tinha validade inicial de 10 anos e o prazo havia expirado em 2017, sem que a entidade responsável solicitasse renovação ou extensão do uso do imóvel. Desde o término do prazo de concessão, o espaço está abandonado, sem atender à sua função social e sem qualquer uso adequado, prejudicando a comunidade local e depreciando a área ao seu redor.
“É uma área de 211 m², localizada no bairro Jardim dos Lírios, e é indispensável para permitir a retomada do imóvel pelo município, possibilitando sua destinação a projetos que atendam à demanda local. Ao revogar esta lei, devolvemos ao município a posse do terreno, e assim o Poder Executivo, a Prefeitura, o prefeito e seus secretários poderão destinar essa área para alguma atividade ou projeto adequado àquela região”, explicou o líder de governo na Casa, Lucas Leoncine (PSD), ao apresentar o projeto.
Além da votação do projeto, os vereadores também aprovaram 19 requerimentos e três moções durante a sessão.
Homenagem a Athos Pisoni
Em um momento especial, os parlamentares prestaram homenagem ao atleta Athos Pisoni, que faleceu no último domingo (9). Reconhecido como um dos maiores nomes do esporte em Americana e atleta internacional de tiro, Athos escreveu o nome na história do esporte.
Ao final da sessão, os parlamentares também fizeram um minuto de silêncio a pedido do presidente da Câmara, Léo da Padaria (PL), pela história e influência de Athos no esporte americanense.
“Eu vou pedir aos vereadores que fiquem em pé para fazermos um minuto de silêncio. No último domingo, tivemos uma grande perda aqui no nosso município: o senhor Athos Pisoni, a pessoa que levou o nome de Americana para o mundo. Seu Athos deixou um legado de orgulho para a cidade de Americana”, enfatizou o presidente da Câmara.