sábado, 23 novembro 2024

Americana ficará 12h sem água na terça para melhoria, anuncia DAE

Americana terá desabastecimento de água geral por 12 horas na terça-feira (6) para, segundo a prefeitura, resolver problemas de falta de água. 

“Por favor, economizem água, evitem lavar a rua”, clamou o prefeito Omar Najar (MDB). O superintende do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Zappia, pediu. “Não lavem roupa na segunda-feira”. 

O DAE vai executar obras de interligação da nova captação de água bruta no Rio Piracicaba. A construção da nova captação, que deverá ficar pronta no prazo de 35 a 45 dias, irá melhorar as condições de abastecimento e garantir água para o futuro, explica o Executivo. 

Além da interligação, o DAE fará outros serviços no mesmo dia, como a interligação dos reservatórios R12 (Jardim Brasil) e R13 (Letônia), serviços na nova adutora que irá melhorar a capacidade de abastecimento no Pós-Anhanguera, manutenções na rede na Avenida Lírio Corrêa, na bomba da captação antiga e nos registros da nova interligação, entre outros trabalhos. Cerca de 100 funcionários foram destacados para a força-tarefa. 

“Vamos ter que parar tudo, é impossível fazer sem desligar. Temos que descer uma peça de mais de duas toneladas, com guincho, para encaixar e interligar a parte nova com a velha. Mas a população terá a garantia, vamos entregar uma condição muito mais segura e melhor de abastecimento”, disse Zappia. 

Omar pediu novamente desculpas à população e que todos devem economizar água nos próximos dias. “Segundo informações técnicas esta será a última interrupção de abastecimento de água. Esperamos que o DAE consiga, porque este verão está muito forte e não podemos ficar sem água de jeito nenhum”, afirmou o prefeito. 

Zappia explicou que a obra afetará o abastecimento de todos os bairros. O prazo de reestabelecimento do abastecimento de água é de 48 horas. A obra não pode acontecer sob chuva, mas não há previsão de que isso aconteça, segundo o superintendente do DAE. 

Além do DAE, quatro empreiteiras de diferentes segmentos com diferentes tipos de ação vão auxiliar no processo. “É a maior ação hidráulica que já fizemos no departamento”, disse Zappia. 

Ele ressaltou que as faltas de águas registradas nesta sexta aconteceram por conta de consumo de água acima do padrão, por conta do calor e de obras. “Infelizmente é uma realidade, a cidade toda sofreu com abastecimento”, disse. 

Um tubo de 12 metros de adutora do Santa Maria rompeu e passa por reparo. O bombeamento já foi retomado, mas o abastecimento na região será normalizado apenas até a noite deste sábado. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também