O ir e vir em Americana está mais seguro. Ruas recapeadas, mudanças no sentido de algumas vias, nova sinalização são algumas das alterações vivenciadas por motoristas e pedestres. Elas fazem parte de um importante projeto da Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos) e Utransv (Unidade de Transporte e Sistema Viário) com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança na cidade.
Desde fevereiro, a Administração está investindo na melhoria da mobilidade urbana. Mudanças no sentido de direção de ruas como Dom Pedro II, Anhanguera, Ari Meirelles, Duque de Caxias, Marechal Floriano Peixoto, entre outras, ajudaram a fluir o trânsito.
Outra importante obra com impacto direto na vida dos motoristas é a remodelação viária na região do Welcome Center e no Viaduto Ministro “Ralph Biasi” (Viaduto Centenário), com intervenções e instalação de semáforos para a melhoria do sistema viário na Avenida São Jerônimo, Avenida 9 de Julho e Raphael Vitta. Também está sendo estudada a implantação da terceira faixa no viaduto. As obras estão sendo realizadas por uma empresa contratada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Os estudos para a implantação das mudanças foram baseados no mapeamento dos pontos críticos do município onde foi realizada contagem de veículos, pesquisa de origem/ destino, controle de velocidade, programação semafórica, entre outros.
TRÂNSITO MAIS SEGURO
Os investimentos para a segurança no trânsito visam reduzir o número de acidentes e óbitos no trânsito. A meta do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é reduzir pela metade o número de acidentes e mortes no trânsito até 2020, segundo o secretário adjunto da SOSU e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo.
Para conseguir atingir a meta de redução de acidentes, a Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) também mantém campanhas de conscientização permanente na cidade e controla ações de monitoramento do trânsito, como a implantação de fiscalização eletrônica de velocidade (radares e lombadas eletrônicas), visando fiscalizar e conscientizar os motoristas sobre o excesso de velocidade.