sábado, 23 novembro 2024

‘Estamos a 40% do ideal para a estreia’, diz preparador do Rio Branco

Após três semanas de trabalho com bola para avaliação dos mais de 40 atletas que passaram pelo Estádio Décio Vitta, desde a última segunda-feira (9), os treinamentos no Rio Branco têm priorizado a parte física dos 20 jogadores que compõem atualmente o elenco alvinegro. 

Analisando as primeiras atividades diretas com seus comandados, o preparador Roberto Nogueira afirmou ao TODODIA que o grupo está a 40% do ideal para a estreia no Campeonato Paulista Sub-23, a “Bezinha” 2020, em abril. 

“Falo que faltam 40% poque muitos desses atletas chegam para nós sem treinar. A cultura do atleta profissional brasileiro é assim: ao invés dele chegar preparado para a observação da comissão técnica, ele opta por só se condicionar aqui. Então, encontramos dificuldades para colocá-los no nível de jogos e competição. Aproveitamos bem essa semana com a parte física, e na próxima já teremos jogos-treinos para irem ganhando ritmo”, avaliou. 

“Acredito que vamos alcançar os 100% fisicamente lá pela terceira ou quarta rodada. Nesse estágio, vamos adquirir também o ritmo de jogo para essa competição que é muito pegada. O físico hoje no futebol é muito importante”, completou. 

Nogueira explica como buscar a homogeneidade entre os atletas do elenco. “Por exemplo, o João Victor (zagueiro, recém-chegado) não atuava desde agosto. Temos que prepará-lo para participar também dos trabalhos com bola para que o professor Parraga (treinador) possa avaliar suas condições técnicas também. E, no pós-treino, a gente tenta colocar os que chegaram agora, e os que ainda vão chegar, no ritmo dos que estão aqui desde a primeira semana”, comentou. 

O preparador fala do trabalho com atletas mais jovens, por conta da limitação em 23 anos para participantes da competição. 

“Fica até mais fácil, nessa idade a recuperação é mais rápida do que em um atleta de 32, 33 anos. Nessa idade, eles gostam de trabalhar e pensam no futuro. O resultado vem mais rápido, porém, tem que ter alguns cuidados, como uma alimentação regrada, suplementação, para que eles suportem a maratona de jogos e treinos”, detalhou. 

JOGOS-TREINOS 

Após os últimos dias de prioridade para trabalhos físicos, o Rio Branco entra na próxima semana com o técnico Jorge Parraga pensando em criar uma formação base para a competição. 

Dois jogos-treinos estão agendados: na sexta-feira (20), às 15h, contra a Itapirense, no Décio Vitta, e no domingo (22), às 8h30, diante do Brasilis, no CT Oscar, em Águas de Lindoia. Ambas as equipes também se preparam para a Bezinha. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também