domingo, 28 abril 2024

Fusame vai investir até R$ 2,4 mi para contratar médicos

A Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana) abriu ontem uma concorrência, em forma de pregão presencial, para contratar 16,8 mil horas anuais de consultas médicas destinadas a pacientes da rede pública da cidade.

A expectativa é investir até R$ 2,4 milhões na ação, que deve resultar na contratação de 10 a 15 médicos para prestar serviços nas unidades de saúde da cidade. Serão contratados serviços das áreas de Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia e Médico da Família. 

A prefeitura está impossibilitada de realizar concursos e, por isso, não pode contratar médicos de forma direta. A contratação por meio de pregão não onera o município com encargos trabalhistas, como está descrito no edital. 

Os médicos da família deverão atuar no mínimo 40 horas semanais nas unidades dos bairros Praia Azul, Alvorada, Zanaga, Jardim Brasil, Liberdade, São José, Jaguari e Mário Covas. 

Já os profissionais de Clínica Médica, Clínica Pediátrica e Ginecologia e Obstetrícia vão prestar serviços em qualquer uma das 19 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – localizadas nos bairros Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Ipiranga, Alvorada, Cariobinha, Gramado, São Luiz, Zanaga, Jardim Brasil, São Domingos, Vila Galo, Liberdade, Parque das Nações, São José, Jaguari, Mário Covas, Jardim São Paulo e Cillos. 

A Administração Municipal quer contratar 7,2 mil horas de atendimento de clínico médico, que é a porta de entrada do paciente ao SUS (Sistema Único de Saúde). 

O volume de consultas também é grande para médicos da família, que poderão prestar 5,6 mil horas anuais de atendimento. 

Já os médicos das especialidades de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão atender pacientes durante 1.560 horas no ano, em cada área. 

A Secretaria Municipal de Saúde não informou o tamanho da fila de pacientes aguardando por atendimento, esclarecendo que as unidades de saúde estão com agendas variadas – o que impediria estimar a demanda por consultas. 

O total de profissionais contratado vai depender dos valores apresentados pelas empresas interessadas em participar do processo licitatório, mas pode variar de 10 a 15 médicos, segundo a Secretaria, que reconheceu as limitações financeiras do município. “Essa quantidade não zera filas, pois o número de profissionais é o que foi possível com o orçamento disponível. Mas trata-se de um número significativo, que acreditamos dar um bom avanço na demanda”, informou a pasta, em nota. 

O pregão presencial aberto ontem pela Fusame, disponível no site da fundação, prevê a entrega das propostas e início do credenciamento de interessados no próximo dia 31. A previsão é de que os novos profissionais passem a atender a população ainda neste semestre. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também