domingo, 28 abril 2024

Covid-19: cidades buscam mais respiradores

Diante de uma pandemia que ataca especialmente os pulmões das vítimas, os sistemas de Saúde da região se empenham para conseguir mais respiradores e salvar vidas. Os equipamentos são essenciais para a sobrevivência de recuperação dos pacientes graves da Covid-19. 

Cidades da região investem para aumentar o número de respiradores disponíveis para o atendimento. 

A Prefeitura de Americana busca até doações privadas para aumentar o número de respiradores disponíveis (não foi informado o número atual). 

Além disso, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi formalizou contrato de locação de equipamentos suplementares. Mas a demanda é intensa por conta da pandemia, e a instituição ainda não os recebeu. 

Os aparelhos disponíveis hoje estão distribuídos pelos setores do hospital: UTI adulto, UTI Neonatal, emergência e sala de estabilização. Trata-se de uma estrutura suficiente para períodos de normalidade, mas que vai receber mais atenção com o agravamento da crise. 

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou na quarta-feira a compra de 20 novos respiradores para o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. Hoje, o município conta com oito respiradores. Quatro deles são alugados e chegaram ao hospital assim que a pandemia foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Os equipamentos devem ser entregues em até 30 dias. Cada um deles vai custar R$ 28 mil aos cofres públicos. Foi o menor preço encontrado pela administração junto aos fornecedores. 

Os R$ 600 mil disponibilizados para a aquisição serão realocados do Fundo Municipal de Habitação, a partir da aprovação de um projeto de lei pelo Legislativo. 

“O reforço da capacidade de respiradores em nosso hospital é, sem dúvida, uma medida prudente para o enfrentamento desta pandemia”, disse Vanderlei Cocato, o secretário municipal de Saúde. 

As redes públicas e privada de Saúde em Santa Bárbara d’Oeste contam, juntas, com 70 respiradores. A prefeitura já iniciou o processo para a compra de mais oito equipamentos, que serão distribuídos entre o hospital público e as unidades de pronto-atendimento da região central e da Zona Leste. 

Em Hortolândia, a prefeitura equipou unidades de urgência e emergência para atender casos suspeitos com 28 respiradores, instalados no Hospital Municipal Mário Covas e nas três UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento). 

Tendas foram montadas no acesso a estas unidades; as ruas do entorno estão bloqueadas para o tráfego de veículos, com o objetivo de facilitar a entrada de pacientes. 

A Prefeitura de Sumaré não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre o assunto. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também